7.06.2013

Avião na Califórnia já registra dois mortos e mais de 70 feridos


Aeronave saiu da cidade de Seul, na Coreia do Sul, com destino ao aeroporto de São Francisco; pelo menos 10 pessoas, entre elas, duas crianças, estão gravemente feridas




PUBLICADO EM 06/07/13 - 16h45

Duas pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas neste sábado após um avião da companhia sul-coreana Asiana Airlines pegar fogo ao fazer um pouso de emergência no aeroporto de São Francisco, no Estado norte-americano da Califórnia, segundo o Corpo de Bombeiros.

A porta-voz do Hospital Geral de São Francisco afirmou que 12 passageiros ficaram gravemente feridos – duas crianças, seis mulheres e quatro homens. Muitos pacientes falavam apenas coreano. O avião, procedente de Seul, transportava 291 passageiros e 16 tripulantes, informou a companhia aérea.

A Asiana Airlines, que é a segunda maior da Coreia do Sul, comunicou que enviaria uma equipe para investigar a causa do acidente. A maioria dos passageiros do voo 214 do Boieng 777 era chinesa (141), além dos sul-coreanos (77) e norte-americanos (61).Em comunicação com o Boeing, o controle do tráfego aéreo do aeroporto contou que “os veículos de emergência estavam respondendo”, mas algumas pessoas no solo relataram que era possível ver que havia algum problema no avião. Um vídeo postado no YouTube mostra fumaça saindo do avião e dezenas de passageiros deixando a aeronave em um escorregador inflável.

David Eun, um executivo da empresa Samsung, postou uma foto do avião em uma rede social e disse que estava a bordo da aeronave durante o acidente, que ele classificou de “surreal”. De acordo com Eun, “quase todo mundo parece bem”.

Segundo uma testemunha, por volta de 11h30 (horário local), a aeronave estava prestes a aterrissar quando sua cauda saiu. Depois de balançar por um minuto, o Boeing virou de cabeça para baixo. Imagens da TV local KTVU mostram que o avião perdeu uma de suas asas no acidente. As chamas começaram após a aterrissagem e destruíram grande parte do teto e da cabine da aeronave.

Um homem que viu o acidente da janela de um hotel perto do aeroporto contou que a cauda do Boeing voou. “Ouvi um estalo e imediatamente vi uma grande bola de fogo saindo da aeronave. Naquele momento, vi que o avião começou novamente a levantar e deu um giro no ar. A cauda da aeronave logo voou e foi destruída”, afirmou Anthony Castorani à rede CNN.

Nenhum comentário: