7.06.2013

Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora chegam ao Rio para JMJ

Imagens vão passar por igrejas, universidades, escolas, hospitais e presídio.
Chegada foi às 7h, em Santa Cruz; às 17h, D. Orani reza missa na Catedral.

Do G1 Rio
80 comentários
A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegaram às 7h deste sábado (6) à cidade do Rio de Janeiro. Os objetos, que pertencem ao Vaticano, passarão por 131 pontos do município até a chegada do Papa Francisco, no dia 22 de julho. Os ícones vão passar por igrejas, universidades, escolas, comunidades, hospitais e presídios.
A chegada dos símbolos foi na Igreja de São José, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Em seguida, às 7h30, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora partiram em procissão até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde aconteceu a cerimônia de boas-vindas, com uma benção de dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Após a benção, os símbolos seguem em procissão por diversos pontos de Santa Cruz e, às 15h30, haverá uma carreata em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.
O que é a JMJ
Criada pelo Papa João Paulo II, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. A última edição, em 2011, reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri. Realizado a cada três anos, o evento mudou de data para não coincidir com a Copa do Mundo, em 2014.

 Leia mais

 Antes mesmo da chegada da Cruz e do Ícone, a Catedral será o palco da “Festa do Acolhimento”, às 15h30. O objetivo é promover um grande encontro, com muita oração e música, entre as famílias que receberão os peregrinos de todo o mundo em suas casas durante a Jornada. Às 17h, Dom Orani celebra uma missa no local, marcando a chegada dos símbolos à Catedral.
A festa segue com uma procissão até a Lapa, onde o público poderá participar do evento “No Coração da Jornada”, previsto para começar às 19h na Praça Cardeal Câmara, nos Arcos da Lapa. O show terá atrações católicas nacionais e internacionais, como Martin Valverde, Olivia Ferreira, Ziza Fernandes, Padre Omar Rapozo, Eliana Ribeiro, Frutos de Medjugorje, Sambadorando e DJ’s.
Peregrinação
No município do Rio serão 17 dias de peregrinação. Neste período, os símbolos vão passar pelo Complexo Penitenciário de Bangu, a Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, onde ocorreu o massacre que deixou 12 crianças mortas,  Candelária, Central do Brasil, no Centro. Cristo Redentor, na Zona Sul, Santuário da Penha, Complexo do Alemão, na Zona Norte, Baía de Guanabara,  Ilha de Paquetá, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Pão de Açúcar , Rocinha, na Zona Sul e Riocentro, na Zona Oeste. No dia 28, os símbolos partem para o palco na Praia de Copacabana para a abertura da JMJ Rio2013, que será inaugurada com a missa do Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

Nenhum comentário: