7.05.2013

Nanotenologia e os medicamentos

. A nanotecnologia está chegando aos medicamentos. Esta tecnologia está baseada na capacidade de se construir estruturas com átomos para realizar funções mecânicas e físicas na dimensão da bilionésima parte do metro ou milionésima do milímetro.

Estruturas moleculares
A ideia do uso da nanotecnologia nos medicamentos é a de envolver as substâncias medicamentosas em nanocápsulas que teriam afinidades por estruturas moleculares específicas. Por exemplo, o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Farmanguinhos, órgão da Fundação Oswaldo Cruz, ligado ao Ministério da Saúde, anunciou o início de uma pesquisa sobre um fármaco usado no controle da esquistossomose (barriga d´água). A microcápsula atômica liberaria o medicamento praziquantel apenas quando em contato com o parasita Schistosoma. Essa estratégia diminuiria a quantidade de medicamento administrado e as consequentes reações adversas, aumentando a eficácia do tratamento. Esse mesmo raciocínio instiga os pesquisadores a produzir medicamentos que só atuem nas células cancerígenas, sem todos os inconvenientes do uso dos antineoplásicos.

Vantagens
Outro laboratório brasileiro pretende lançar, brevemente, medicamentos envolvidos em nanocápsulas. Ambos os medicamentos são produtos dermatológicos. Essa estratégia evitaria eventual absorção para o sangue, das substâncias administradas na pele. Um dos medicamentos, a finasterida, é um derivado de hormônio usado na alopecia (queda de cabelo) que pode produzir impotência quando circula pelo sangue. O outro é um anestésico local que, quando absorvido, pode apresentar arritmia cardíaca. As nanocápsulas também apresentam a vantagem de retardar a liberação, permanecendo mais tempo disponível na derme, diminuindo o número de aplicações necessárias.

Essa capacidade das partículas nanométricas em liberar controladamente o medicamento, evita picos de dosagem que ocorrem com os remédios convencionais. Toda vez que se faz uso de medicamento, por exemplo, pela via oral, a quantidade circulante no sangue aumenta muito, decaindo conforme a eliminação vai ocorrendo pelo fígado ou rins. Os medicamentos, ao serem liberados continuamente pelas nanocápsulas, mantêm concentrações sanguíneas constantes, diminuindo riscos de intoxicação.

Fonte:  cim@unisantos.br

Remédio inteligente
Uma equipe de cientistas, engenheiros e médicos dos Estados Unidos afirma estar entusiasmada com os primeiros resultados do primeiro medicamento anticâncer produzido com nanotecnologia.
A droga, chamada BIND-014, é o primeiro de uma classe conhecida como medicamentos inteligentes que entra na etapa de testes clínicos em humanos.
O nanomedicamento foi projetado para o tratamento de tumores sólidos, e atua em conjunto com drogas já usadas em quimioterapia.
Medicamento programável
O estudo mostrou a capacidade do BIND-014 para alcançar um receptor expresso em tumores, de forma a aumentar a concentração dos medicamentos quimioterápicos sobre o tumor.
O maior entusiasmo vem do fato de que o tratamento com o nanomedicamento aumentou notavelmente a eficácia, a segurança e as propriedades farmacológicas do fármaco quimioterapêutico sozinho, o docetaxel (Taxotere).
"O BIND-014 demonstrou, pela primeira vez, que é possível produzir medicamentos com propriedades orientadas e programáveis, capaz de concentrar o efeito terapêutico diretamente no local da doença, potencialmente revolucionando como as doenças complexas, como o câncer, podem ser tratadas," disse o Dr. Omid Farokhzad, da Universidade de Harvard.
"As tentativas anteriores de desenvolver nanopartículas direcionáveis não conseguiram chegar à etapa de estudos clínicos em humanos devido à dificuldade de projetar e dimensionar uma partícula que seja capaz de chegar ao local, ficar por longo tempo no organismo, fugir da resposta imunológica e liberar a droga de forma controlada," explica o Dr. Robert Langer, coautor do estudo.
Efeitos do nanomedicamento
Segundo a equipe, o nanomedicamento gerou uma concentração elevada da droga quimioterápica sobre o local do tratamento - um aumento de 100 vezes do docetaxel presente no plasma sanguínea ao longo de 24 horas.
Isto produziu uma eficácia substancialmente maior, além da diminuição dos efeitos colaterais da quimioterapia.
Foi observado também um aumento de até 10 vezes na concentração intratumoral do quimioterápico.
Nanomedicina
Os pesquisadores observam que, embora a ciência e a tecnologia do BIND-014 tenha-se baseado no mecanismo de ação do docetaxel, os indícios são de que o nanomedicamento altera significativamente os efeitos biológicos da própria droga, em virtude de mudanças fundamentais em sua farmacologia, incluindo grandes aumentos na concentração no local do tratamento.
A pesquisa e o desenvolvimento do primeiro medicamento com nanotecnologia inaugura a chamada nanomedicina, representando a culminância de mais de uma década de pesquisas.

VEJA MAIS  ARTIGOS  SOBRE MEDICAMENTOS


Artigos »

Nenhum comentário: