7.04.2013

Presidente interino do Egito assume o poder

Mansour era vice-presidente da Suprema Corte desde 1992

Agência Brasil
Cairo (Egito) - O presidente nomeado pelas Forças Armadas do Egito, Adly Mansour, de 67 anos, tomou posse na quarta-feira e prestou juramento diante da Suprema Corte Constitucional, que comandava até terça-feira. Mansour ficará interinamente no poder até que sejam realizadas eleições presidenciais, segundo as Forças Armadas. O interino substitui o presidente deposto Mouhamed Mursi.
Adly Mansour foi nomeado pelas Forças Armadas do Egito
Foto:  EFE
A nomeação de Mansour foi anunciada pelo ministro da Defesa, Abdel Fattah Al Sisi, nessa quarta-feira. Mansour foi nomeado interino apenas dois dias após assumir a presidência da Suprema Corte do Egito.
Mansour era vice-presidente da Suprema Corte desde 1992 e foi encarregado de redigir a lei de supervisão para as eleições presidenciais, que ocorreram no ano passado e nas quais Mursi foi vitorioso. Nascido no Cairo, a capital egípcia, ele é formado em direito e fez pós-graduação em legislação geral e ciência administrativa. Estudou em Paris de 1975 a 1977.
Antes de assumir funções na Corte Suprema, Mansour fez parte do Conselho de Estado do Egito, em 1984, assumindo inclusive a presidência do órgão. Ele é casado e tem três filhos. Assume interinamente o poder com o apoio das Forças Armadas e de diferentes segmentos da oposição.
Os militares que destituíram Mursi ontem não informaram, por enquanto, quando ocorrerão as eleições presidenciais. O presidente deposto é mantido detido, juntamente com colaboradores, sob a supervisão dos militares.
Jovem pintou o rosto com as cores da bandeira do Egito
Reuters e EFE

Nenhum comentário: