1.09.2014

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sucesso

Sisu ultrapassa a marca de 2 milhões de inscritos e bate recorde


Número parcial de candidatos às 18h era de 2.004.110, segundo o MEC.
Na primeira edição de 2013, número total foi de 1.949.958 candidatos.



Do G1, em São Paulo

176 comentários

A edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ultrapassou a marca de 2 milhões de inscritos nesta quarta-feira (8) e bateu o recorde, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação. O sistema registrou 2.004.110 candidatos às 18h desta quarta. No primeiro semestre de 2013, o Sisu teve um total de 1.949.958 candidatos.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (10) no site do Sisu.
Pouco antes das 16h desta quarta, o MEC divulgou o balanço parcial das três modalidades de concorrência do Sisu. Segundo os dados, a relação de candidato por vaga era semelhante entre as três modalidades, mas ligeiramente maior entre os inscritos que disputavam vagas pela lei federal de cotas. Nesse caso, com 1.397.738 inscrições para 64.082 vagas, a concorrência era de 22 candidatos por vaga.
Na disputa de ampla concorrência, onde não há pré-requisitos para os candidatos, o sistema registrou 2.009.977 inscrições para as 96.253 vagas disponíveis, uma concorrência de 21 candidatos por vaga.
Já entre as vagas que serão selecionadas por meio de ações afirmativas definidas pelas instituições participantes, a concorrência também era de 21 candidatos por vaga. Na tarde desta quarta, 228.925 inscrições haviam sido feitas para 11.066 vagas disponíveis.
No terceiro dia de inscrições para 171 mil vagas em 115 instituições públicas do ensino superior, a Universidade Federal do Ceará (UFC) era a líder em número de inscritos até as 12h30: 191.291 estudantes se inscreveram para um dos cursos de universidades, uma relação de 29,9 candidatos por vaga oferecida.
Em segundo na lista de universidades mais procuradas vem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 146.240.
O MEC não divulgou na noite desta quarta um novo balanço de inscrições por estado. No levantamento com dados até as 12h30, Minas Gerais tinha o maior número de inscritos, com 223.948. Em segundo lugar está São Paulo, com 219.022, seguido por Rio de Janeiro (176.022), Bahia (142.896), Ceará (136.468) e Pernambuco (101.001).
Sisu por estado (Foto: Reprodução/Inep)Balanço de inscrições por estado fechado às
12h30 desta quarta (Foto: Reprodução/Inep)
Concorrência em medicina
A segunda atualização das notas de corte dos cursos do Sisu, feita na madrugada desta quarta-feira (8), mostrou um aumento das notas dos cursos mais concorridos de medicina. Oito entre dez cursos com as maiores notas no primeiro dia do sistema tiveram um leve aumento no corte para a seleção dos candidatos.

A nota de corte do curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior do sistema, subiu de 869,15 para 871,13, o que representa um aumento de 0,25%. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a nota aumentou de 822,90 para 823,40. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a nota para medicina subiu três pontos, de 800,62 para 803,92.
A única queda entre as dez maiores notas registradas na segunda foi no curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB), que caiu de 822,89 para 819,45 (0,4%). Já a Universidade Federal de Uberlândia manteve a nota inalterada (796,6 pontos).
Candidato deve monitorar a nota
As notas de corte dos 4.732 cursos oferecidos por 115 instituições de ensino superior no Sisu são atualizadas diariamente, durante a madrugada. O estudante deve acompanhar sua posição no curso escolhido de acordo com a nota de corte. Ele pode mudar o curso até o último minuto do prazo de inscrição. O resultado da primeira chamada sai na próxima segunda-feira (13). O Sisu oferece 171.401 vagas em universidades federais e estaduais e institutos federais de educação superior.

Para aumentar as chances de aprovação, é fundamental que o candidato monitore as notas de corte pelo sistema, avalie sua situação e defina se continua naquela disputa ou se tenta outro curso, com nota de corte mais apropriada para o seu desempenho.
O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. Valerá a última inscrição. Durante o período, o sistema informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas.
Como o número de estudantes é maior que o de vagas, o candidato deve seguir algumas dicas de procedimento durante o período de inscrições e monitorar diariamente a nota de corte dos cursos escolhidos. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida pelo candidato no Enem de 2013, a melhor saída é escolher outro curso e/ou instituição, com nota de corte mais baixa.
Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, têm renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo ou se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas) também devem verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, sistema em que o número de vagas é menor, ou pela ampla concorrência. Nem sempre a nota de corte dos cotistas é menor que a dos demais concorrentes.
VEJA DICAS PARA AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU:
- Acompanhe sua posição e as notas de corte todos os dias
As notas podem mudar durante o período de inscrição: elas são anunciadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar durante o dia quanto estão acima ou abaixo dessas notas. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso. Por isso, é importante que o candidato acompanhe sua colocação na lista de quem concorre no curso inscrito até o final do processo, às 23h59 desta sexta-feira.

- Cotistas também devem avaliar as notas dos candidatos da ampla concorrência
Nem sempre disputar uma vaga como cotista é mais fácil. Em alguns cursos, a concorrência para esse grupo pode ser maior que na ampla concorrência, em que todos disputam. Vale avaliar as notas nas duas modalidades.

- Se sua nota estiver muito distante da nota de corte, analise outras possibilidades
O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial. Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos, com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.

É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e no mesmo local de oferta.
- Quem pode participar da lista de espera
A lista de espera do Sisu será utilizada para preencher vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e também os selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação poderá ser feita apenas na primeira opção de vaga escolhida.

O candidato deverá acessar seu boletim no sistema entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera, e aguardar a mensagem de confirmação.

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada candidato só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Na hora de fazer as duas opções, o aluno deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga e pela ampla concorrência.
Cronograma do Sisu 2014
Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59 de Brasília)
Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As vagas estão distribuídas entre "Ampla concorrência", com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, "Lei de Cotas", com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e "Ações Afirmativas Específicas e Complementares", com 11.066  vagas, representando 6,5%.
Segundo o MEC, 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já ofertam mais de 50% das vagas para cotistas.
Resultados
Na próxima segunda-feira (13), será divulgada a primeira chamada do Sisu para o primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Nenhum comentário: