1.07.2014

COMECE A CORRER NO VERÃO

Comece a correr no Verão
Dicas para vocêe não usar as altas temperaturas 
omo desculpa para parar de correr!


Muita gente se questiona: será que dá para manter o ritmo da corrida durante o verão? A resposta é “sim”. E não só dá para manter a rotina, como é uma estação excelente para começar a correr! A atividade pode ser realizada tanto em academias quanto em lugares públicos como parques, praias e calçadas. Entretanto, é recomendável tomar alguns cuidados e preparar-se adequadamente antes de começar a correr.
Segundo a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, as pessoas interessadas em correr saberão, com o auxílio de um profissional qualificado, se seu organismo está preparado para começar esse exercício e se a função cardíaca suporta as sobrecargas impostas pela corrida. 
“A corrida trabalha a maior parte dos músculos do corpo, o que exige um acompanhamento especializado para não causar nenhum tipo de lesão ou desconforto muscular”, afirma a profissional. 
Recomenda-se iniciar o preparo do corpo para a corrida com pequenas caminhadas e com o tempo aumentar a frequência. “Somente quando o corpo estiver com o condicionamento físico adequado é indicado começar a correr”, explica a fisioterapeuta. 
Outra dica importante é escolher os equipamentos e vestuário adequados “Dependendo do impacto no chão, precisa ser avaliado o tipo de tênis, pois este acessório é importante no amortecimento da pisada. O uso de órteses como joelheiras e tornozeleiras também podem ajudar a amenizar dores e desconfortos nas articulações, além de prevenir o aparecimento de lesões. O joelho e o tornozelo são apontados como as articulações que mais sofrem com o impacto causado pela corrida. Isso porque a força imposta sobre estas articulações corresponde entre um e meio a três vezes o peso do corpo”, indica a profissional. 

A fisioterapeuta lista algumas dicas importantes para quem deseja começar a correr. Confira abaixo: 
• Se possível, consulte um profissional da saúde antes de iniciar qualquer exercício;
• Alongue-se bem e não esqueça a garrafa de água. A hidratação é fundamental para reposição de líquidos perdidos por meio do suor e para otimizar o desempenho, além de proteger a saúde; 
• Utilize roupas leves e adequadas para a atividade. Isso garante uma melhor movimentação do corpo e facilita a transpiração;
• Com o auxílio de um especialista, defina os programas de treinamento de acordo com o seu condicionamento físico, evitando assim possíveis lesões;
• Cuidado com os locais onde irá correr. Opte por lugares seguros e respeite as sinalizações para pedestres.

Nenhum comentário: