1.07.2014

Justiça condena jovem por postar foto com camisa 'ele é gay' ao lado de PM

Autor da publicação deve pagar indenização de R$ 800 por danos morais.
'Não achei justo ter sido processado por isso', diz jovem.

Rayssa Natani Do G1 AC
418 comentários
Imagem anexada ao processo mostra foto postada em página de jovem (Foto: Reprodução)Imagem anexada ao processo mostra foto postada em página de jovem (Foto: Reprodução)
O jovem Samuel Abreu, de 20 anos, foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 800 por danos morais a um policial por publicar uma foto no Facebook vestido com uma camisa com os dizeres 'ele é gay', em inglês, e uma seta apontando para o PM. A reclamação civil foi feita junto ao 1º Juizado Especial Cível e julgada procedente pela juíza titular, Lílian Deise.
A foto foi tirada dentro do Terminal Urbano de Rio Branco quando o policial, que se sentiu ofendido com a exposição da imagem na rede social, estava de serviço.
O autor da publicação chegou a entrar com um recurso pedindo a reforma da sentença ou redução da indenização alegando que não houve dano à imagem do policial, pois se tratava de uma brincadeira. O pedido foi recusado pelo relator, o juiz de Direito Leandro Gross.

Ao G1, Samuel afirma que foi incentivado pelos amigos a posar ao lado dos PMs e não imaginava que a atitude tomaria essa proporção. "Considerei uma espécie de homofobia, porque gay é uma pessoa como qualquer outra. Não achei justo ter sido processado por isso. Na minha opinião é falta de respeito com os próprios gays. E muitos gays amigos meus pensam da mesma forma", afirmou.

Para o advogado do PM, Roberto Duarte Júnior a foto publicada na web violou a intimidade e o conceuito do profissional. "Ficou evidente violação da imagem do reclamante, no ato praticado pelo reclamado. Independente de opção sexual", afirma.

A manutenção da sentença foi publica no Diário da Justiça de segunda-feira (6) . A  2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis entendeu que houve, sim, violação da imagem do PM,  e que o ato praticado pelo jovem 'transcende qualquer argumento de brincadeira'.


Nenhum comentário: