1.09.2014

Alimentação Saudável

Jamie Oliver declara guerra contra as bebidas açucaradas para crianças

Famoso chef de cozinha britânico lidera campanha pela alimentação saudável

O Dia
Rio - Uma das maiores estrelas da cozinha britânica, o chef e apresentador Jamie Oliver apimentou as redes sociais com uma discussão sobre bebidas oferecidas aos estudantes norte-americanos na merenda escolar. “Ter acesso à água potável é um direito do ser humano, principalmente nas escolas”, publicou nesta quarta-feira em seu perfil do Twitter, criticando colégios do estado da Califórnia que fornecem leite com sabores nas refeições.
Se os alunos quiserem água mineral, têm de comprá-la. Em versão estendida no Instagram, a postagem denuncia escolas que servem no almoço bebidas lácteas que têm mais açúcar do que os refrigerantes, e faz um apelo aos pais: “Vamos diminuir esse quadro em 2014”.
Chef Jamie Oliver quer mais água e menos refrigerante nas escolas
Foto:  Reprodução
Líder desde 2005 da campanha ‘Food Revolution’ (‘Revolução da Comida’), que visa diminuir a obesidade disseminando bons hábitos alimentares, Oliver disponibiliza no site do projeto tabelas nutricionais, receitas e orientações aos pais sobre alimentação saudável nas escolas. O cozinheiro apresentou, ainda, duas séries de TV em que ensinava pratos nutritivos a jovens na Inglaterra e nos Estados Unidos: ‘O Ministério de Alimentos do Jamie’ e ‘Cozinheiros Escolares de Jamie’.
No Rio, vigora atualmente a lei 4.508, que proíbe a comercialização, confecção e distribuição de produtos que colaborem para a obesidade infantil em cantinas instaladas nas escolas públicas e privadas do estado. Mas apenas no ano passado a lei passou a valer em todo território nacional.
Porção tem de ser pequena
Não é necessário retirar completamente os doces da dieta das crianças, mas de acordo com a nutricionista Wilma Amorim, especialista em Obesidade Infantil, os pais devem estar atentos às quantidades. “O ideal é ingerir 37 g de açucar por dia, o equivalente a uma lata de refrigerante”, diz. Segundo ela, o consumo exagerado de bebidas pouco nutritivas pode gerar consequências como colesterol alto, cáries dentárias, obesidade e até câncer.
“O ideal é evitar bebidas calóricas para poder oferecer um alimento doce, que a criança costuma gostar mais”. Como boas opções de lanche escolar, a nutricionista sugere um pequeno sanduíche ou biscoito integral ou apenas três biscoitos recheados acompanhados de água de coco ou suco sem açúcar.

Nenhum comentário: