10.15.2014

Alexandre Nero chama bezerro de ‘namorada’ e provoca reações furiosas na web

‘Minha culpa foi superestimar a massa. Pensei que não pudessem ser tão imbecis’, retrucou o ator de 'Império'

Beatriz Inhudes e Regiane Jesus
Rio - Alexandre Nero teve que se explicar no Twitter pela polêmica gerada com o seu post do Instagram no Dia das Crianças, em que sugeriu ter praticado sexo com animais: “Pronto, virei zoófilo no mundo virtual. Minha culpa foi superestimar a massa. Pensei que não pudessem ser tão imbecis.” O que para uns foi visto como piada, para outros, como a presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, Izabel Cristina Nascimento, foi “estimular a cabeça de pessoas doentes a fazerem o mesmo”. 
Nero e o post do ator no Instagram que causou polêmica
Foto:  Reprodução/ Divulgação

A polêmica criada serviu para jogar luz em cima de dois fatos: a liberdade para o humor e o projeto de lei do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que quer aumentar a pena para casos de zoofilia, que atualmente se enquadra no crime de maus-tratos, com pena de três meses a um ano ou multa.
A história começou no Dia das Crianças, quando Nero postou uma foto ainda menino montado em um bezerro e escreveu: “Eu e minha primeira namorada, num passado distante onde fui apresentado ao amor, à natureza e à zoofilia”. A publicação, retirada logo depois, gerou reações contra e a favor do ator.
O humorista Danilo Gentili não vê mal algum nesse tipo de piada. “Acho que o problema do brasileiro de hoje, que leva a sério episódios idiotas como esse, só pode ser duas coisas: ou é burrice, por não entender o contexto em que algo foi escrito, ou então é canalhice, ou seja, eles entendem perfeitamente o contexto, mas fingem que não para poderem apedrejar um inocente em praça pública. Obviamente, trata-se de uma brincadeira dele, inclusive ele é uma criança na foto”, frisa Gentili.
O comediante Marcius Melhem engrossa o coro. “São duas coisas: ou uma caretice muito grande de parte da sociedade, ou grupos obscuros que se aproveitam de uma piada para aparecer. Lamento que tentem aparecer em cima do talento e do brilhantismo do Nero, de quem sou fã”, declara Melhem.
A apresentadora Luisa Mell, que tem o quadro ‘SOS Pet’ no programa ‘Mundo Pet’, e que criticou o ator em sua página no Facebook, acredita que o protagonista de ‘Império’ tenha se arrependido. “Acho que ele percebeu que não foi uma brincadeira. Isso é baixaria, não tem graça, é um crime, assunto sério. Não estou aqui para crucificar ninguém. Estou aqui para conscientizar pessoas e levantar um assunto importante. Ele teve uma atitude agressiva no início, mas espero que tenha visto que esse tema não é piada”, diz.
Assim também acredita a presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. “Além de ter sido superinfeliz no comentário, Alexandre Nero acabou cutucando pessoas que trabalham com proteção aos animais. Zoofilia é mau-trato, e mau-trato contra animais é crime. Não me interessa se é piada, verdade ou não que ele tenha tido relação sexual com um bezerro. Ele é o ator da novela das nove. Muita gente quer saber o que ele pensa e diz. Tem coisa mais séria pra ser dita”, dispara Izabel.
A sexóloga e colunista do DIA Regina Navarro Lins afirma que a prática é comum entre pessoas que vivem nas áreas rurais. “Suponho que tenha sido brincadeira, mas, para quem mora no campo, é muito comum a iniciação sexual com bezerros, cabras, éguas. Mas não se pode usar animal para prazer sexual. É uma violência”, condena.
Alexandre Nero foi procurado, através de sua assessoria de imprensa, para comentar o caso, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado.

Nenhum comentário: