10.15.2014

Separação sem sofrimento: como encarar essa fase difícil?



Como superar o momento e dar a volta por cima

Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock


Quando uma relação começa, seja um namoro ou casamento, todo mundo imagina que vai durar para sempre e que o amor será eterno. Mas não é bem assim que acontece. Em alguns casos, as brigas, falta de afeto, de companheirismo ou outras situações do dia a dia do casal acabam levando à separação. 
O momento é como um luto que precisa ser encarado de frente. Mas é importante saber que há luz no fim do túnel e que depois de um tempo isso passa. Você pode até chegar à conclusão de que o fim da relação foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Enquanto isso não acontece, veja as dicas da escritora Luiza Costa Gonçalves, autora do livro "Pergunte a uma mulher" (Ed. Pandorga).

Como lidar com a separação

como-lidar-com-separacao.jpg
Em meio ao turbilhão de emoções fica difícil ver que essa pode ser uma nova oportunidade (Crédito: Thinkstock)
"Sentimos tanta dor ao perder alguém, que muitas vezes não sabemos diferenciar se é pela perda do amor, da companhia ou até mesmo do ego. Pode até ser difícil em meio a um turbilhão de emoções, porém, a separação pode ser uma nova oportunidade de vida", afirma.
É preciso também se permitir recomeçar, levando tudo o que passou como aprendizado. "Os erros e acertos da relação passada ajudarão a construir futuras relações muito melhores e mais saudáveis do que a que você já teve", diz.
Para isso, nada melhor que o tempo, afinal, nenhuma dessas mudanças irá acontecer de um dia para o outro. Enquanto isso, nada de se atropelar ou de ficar se fazendo de coitada e pegando no pé do ex-parceiro. "Ninguém gosta de uma pessoa que reage de forma imatura e, mesmo se gostasse, essa posição nunca será benéfica para quem sofre", explica.

Ainda gosto do ex

ainda-gosto-do-ex.jpg
Tenha senso prático e maturidade: nenhuma relação sobrevive só de amor (Crédito: Thinkstock)
Quando a separação aconteceu, mas o sentimento ainda existe, fica ainda mais difícil superar. Mas nenhum relacionamento sobrevive só de amor. O sentimento precisa existir em mão dupla e com respeito. Se um dos envolvidos não quer mais, respeite. "Tem gente que tenta forçar uma situação que no fundo sabe que dificilmente terminaria bem, e acaba ficando à espera de um milagre, que no fim nunca acontece", diz. 
Nessa hora é preciso ter senso prático e agir com maturidade. Aproveite esse tempo para fazer algo construtivo que irá aliviar sua dor ou até mesmo algo que você sempre quis fazer, mas que o parceiro nunca deixou. Outra dica é escrever em um papel tudo o que você procura em uma relação, assim, se houver uma reconciliação ou se surgir uma nova pessoa na sua vida, fica mais fácil delimitar o que você quer e o que não quer mais.

Separação com filhos

separacao-com-filhos-como-lidar.jpg
Crianças não devem ser disputadas, mas tratadas com naturalidade (Crédito: Thinkstock)
No caso de casal com filhos, a separação certamente vai doer para eles, mas pense que seria pior se eles percebessem que vivem em uma casa onde não há mais amor. Por isso, nada de colocar empecilhos na cabeça deles, como disputa de guarda. "É importante tentar preservar o máximo da naturalidade na relação entre pai e mãe e manter a paz familiar, porque quem se separou foi o casal, não o amor pelos filhos", finaliza.
 Leia também:
Como superar a separação e dar a volta por cima
Guia do divórcio: tire todas as dúvidas antes de se separar
Como explicar aos filhos sobre a separação dos pais

Nenhum comentário: