1.01.2015

40 mil pessoas fazem a festa para a presidenta Dilma Rousseff em frente ao Congresso

 40 mil foram à posse de Dilma, segundo a PM (Alice Vergueiro/Futura Press/Estadão Conteúdo)
clima de festa e tranquilidade
40 mil foram à posse de Dilma, segundo a PM  
Público foi maior que o de 4 anos atrás


As garrafinhas de água e as sombrinhas foram confiscadas, mas a multidão estava disposta a enfrentar o sol forte e a possibilidade de chuva para acompanhar de perto a solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff.  A maioria viajou mais de três dias até Brasília para chegar cedo e garantir um lugar atrás do alambrado no gramado em frente ao Congresso Nacional.
Nas caravanas de várias partes do país, militantes do PT e integrantes de associações, sindicatos e movimentos sociais se juntaram aos populares para saudar pessoalmente a presidente.
Edezio Vieira, despachante do Detran trouxe do município mineiro de Contagem uma grande bandeira vermelha que ele pintou à mão e na qual escreveu “Coração Valente”, lema da campanha de Dilma à reeleição. Com o presente veio também uma carta de apoio.




Presidente tem recepção calorosa
Presidente tem recepção calorosa
“Fiz essa bandeira com muito orgulho, como símbolo de batalha e luta para eleger uma guerreira que enfrentou a amarga ditadura e renasceu para o povo brasileiro. Ofereço meu simples e singelo presente”, diz um trecho da carta de Edezio.
Pedidos
Muita gente também aproveitou a oportunidade para fazer reivindicações. Do Piauí, estado em que a presidente obteve quase 80% dos votos no segundo turno, vieram três ônibus e um pedido da Associação de Mulheres para a reabertura do Centro de Aprendizagem e Produção de Teresina.  Catarina de Jesus da Silva explicou que o local, agora fechado, se destinava antes à promoção de cursos de preparação de mulheres jovens e adultas para o mercado de trabalho.1 / 10
Lucicleide de Siqueira é filiada ao Sindicato dos Professores de Pernambuco.  Ela veio à capital federal pedir à presidente mais hospitais psiquiátricos para o seu estado. Segundo a professora, os doentes mentais do Recife estão abandonados.
- Os que têm mais sorte ainda são tratados em casa mesmo pela família, mas muitos ficam pela rua - explicou.

Festa
Na chegada ao Congresso Nacional, Dilma foi recepcionada pela multidão que gritava seu nome, agitava bandeiras, cantava, soltava fogos e registrava tudo nas fotos tiradas pelos milhares de celulares.
No meio do povo, mesmo depois de várias horas de pé e muito calor, estava a animada Maria das Graças Pires, que é vendedora autônoma. Ela veio de Belém em um dos nove ônibus da caravana do Pará. Enfrentou a longa viagem para arriscar a sorte: queria falar com a presidente. Para dizer o quê?
- Que eu gosto muito dela. Já vi ela bem de pertinho uma vez, mandei beijinho, mas agora se der certo, eu quero  dizer isso para ela, que votei nela sempre - disse.
Dessa vez, Maria das Graças teve a chance de acenar para Dilma, que retribuiu o gesto e sorriu ao passar bem ao lado da vendedora no Rolls-Royce presidencial, na saída, em direção ao Palácio do Planalto.
Agência Senado

Dilma diz que educação será "prioridade das prioridades" em seu governo

Ela lançou o PAC 3, prometeu realizar ajustes na economia e proteger a Petrobras de predadores

Em seu discurso de posse no Plenário da Câmara, a presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que o lema do seu segundo mandato será “Brasil, pátria educadora”.
Segundo Dilma, isso significa que a educação será a prioridade das prioridades de seu governo. “Só a educação liberta o povo e lhe abre as portas de um futuro próximo”, ressaltou.
A presidente disse que terá o compromisso de democratizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis, da creche ao ensino superior. Ela ressaltou que a educação começará a receber volumes maiores de recursos, oriundos dos royalties e do fundo social do pré-sal.
Entre as metas apresentadas por Dilma, está a universalização, até 2016, do acesso de todas as crianças de 4 a 5 anos à pré-escola, e o oferecimento de 12 milhões de vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) até o final de 2018.

>> Leia na íntegra o discurso de Dilma durante cerimônia de posse no Congresso
>> Dilma: "Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás"
>> Dilma Rousseff toma posse do segundo mandato na Presidência

Nenhum comentário: