10.04.2015

A saúde da mulher em evidência


  
Como diz a canção de Erasmo Carlos: “Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda...” – de frágil, o sexo feminino não tem nada mesmo. Sabendo disso e pensando nos cuidados com a saúde delas.
 
Você já parou para pensar que há uma relação bastante íntima entre cuidados com a saúde e a beleza? Pois bem, realmente existe. Porém, é preciso primeiro desconstruir a ideia de beleza em seu sentido mais comum e literal. Neste caso estamos falando da importância de seguir uma vida mais saudável.  

A saúde é um bem precioso e necessário, para conservá-la é preciso cada vez mais cultivar bons hábitos de vida. Simples orientações podem contribuir para uma vida plena, saudável e com qualidade.  

Neste processo de cuidados, ao longo dos anos, a mulher mudou e a sociedade também. Hoje, ela escolhe como e com quem quer se relacionar, quando quer engravidar – por exemplo. Enfim, ela pode se cuidar, investir em corpo saudável – do ponto de vista emocional e físico.  

Os cuidados com a alimentação e com a prática de exercícios assume, hoje, um papel também de vaidade. O combate e a prevenção ao estresse e às doenças mais frequentes, os riscos da automedicação, a importância de se visitar um profissional de saúde regularmente e as contribuições da pílula anticoncepcional e do tratamento de reposição hormonal para melhor qualidade de vida, em diferentes idades, são assuntos que precisam de uma atenção especial e podem ser considerados temas relacionados ao tal conjunto de beleza feminina.  

Com o revezamento dos papéis que tem que assumir, a mulher esquece de se cuidar, de se olhar, na maioria das vezes se cuida, pensando em agradar o marido ou as outras pessoas, quando tem que agradar é antes de tudo, a si mesma.  

Portanto, se faz necessário entender que a vaidade pode e deve ser vista – em certos aspectos – como algo bastante saudável.

Fontes de pesquisa:  http://www.saude-mulher.com
                               http://portalsaude.saude.gov.br

Nenhum comentário: