2.27.2016

Dilma: “Quem quer mudar a regra do petróleo, que mostre a cara.”




A conversa fiada de que são precisos “ajustes” no modelo de partilha do pré-sal, que o pessoal saudoso das privatizações de FHC anda soprando por aí levou, na terça-feira, dia 22, o devido “chega pra lá” da presidenta Dilma Rousseff.
“Eu não vejo onde este modelo precisa de ajustes. Sabe por quê? Porque aqueles que são contra o conteúdo local querem transferir a receita do petróleo de uma outra forma. […] Todas as empresas do mundo que quiserem vir para cá podem participar. […] Não tem por que modificar conteúdo nacional, não tem por que modificar o papel da PPSA, que controla o custo do óleo, não tem porque tirar os 30% da Petrobras.”
Dilma desafiou os que querem mudar isso a “mostrar suas faces e defender isso”. Ela ironizou as “fontes do Palácio do Planalto” a que se atribuem essas intenções. “Eu fico intrigada. Eu acordo de manhã, me olho no espelho e pergunto a mim mesma quem será essa fonte do Planalto? É uma coisa que me intriga… Eu pergunto para meus botões, mas meus botões são muito ignorantes, não conseguem me responder”, brincou a presidenta.
“O governo está satisfeito com o resultado do leilão, acha o consórcio sólido, está satisfeito com o que lhe cabe da receita e está satisfeito com a destinação dessa riqueza […] vamos transformar o petróleo em educação, saúde e em desenvolvimento da indústria”, disse.
Tem “fonte do Planalto” suando frio agora.

Nenhum comentário: