5.23.2016

Em gravações, Romero Jucá fala em pacto para acabar com a Lava-Jato

Romero Juca: Temos que  tirar a Dilma do governo pra estancar a sangria.  

Diálogos entre ministro do Planejamento e ex-presidente da Transpetro foram divulgados nesta segunda-feira pela 'Folha de São Paulo' e estão sob poder da PGR

O Dia
Brasília - Algumas semanas antes da votação do processo de impeachment da presidente, agora afastada, Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, foi flagrado em conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmando que uma “mudança” no governo resultaria em um pacto para “estancar a sangria” atribuída à Operação Lava-Jato.
Machado teria passado a procurar líderes do PMDB porque temia que as apurações contra ele fossem enviadas de Brasília, onde tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), para a vara do juiz Sergio Moro, em Curitiba, no Paraná. As informações foram divulgadas pelo jornal "Folha de São Paulo", na edição desta segunda-feira.

Romero Jucá (PMDB-RR), senador licenciado e ministro do Planejamento
Foto: Reprodução
Nas conversas, de mais de uma hora, que foram gravadas de forma oculta, Machado teria feito  uma ameaça velada e pediu que fosse montada uma "estrutura" para protegê-lo: "Aí fodeu. Aí fodeu para todo mundo. Como montar uma estrutura para evitar que eu 'desça'? Se eu 'descer'...". Mais adiante, ele volta a fazer ameaças: "Então eu estou preocupado com o quê? Comigo e com vocês. A gente tem que encontrar uma saída".
O Ministro do Planejamento teria concordado com Machado e teria afirmando que seria necessária uma resposta política para evitar que o caso caísse nas mãos de Moro. "Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra. Tem que mudar o governo para estancar essa sangria", diz Jucá, um dos articuladores do impeachment de Dilma. Machado respondeu que era necessária "uma coisa política e rápida".
As conversas estão sob poder da Procuradoria-Geral da República (PGR), diz a “Folha de S. Paulo”.
O DIA procurou o Ministério do Planejamento. Por telefone a assessoria de imprensa da pasta afirmou que não vai se pronunciar a respeito da reportagem.

Nenhum comentário: