6.13.2016

Ministro e governador do Rio suspendem concursos em 2016 e 2017

Corrida contra o tempo para as vagas na União e estado

Martha Imenes
Rio - Com a informação do ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, e do governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, de que os concursos públicos não serão autorizados neste ano e nem no próximo, especialistas orientam concurseiros a se inscreverem nos certames que ainda estão abertos. No âmbito federal, as oportunidades são para as Forças Armadas e IBGE. 
Na Marinha, as 341 oportunidades para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) serão disputadas por homens e mulheres, com idade de 17 a 23 anos. As vagas são para formação de Oficiais de Nível Médio. As inscrições vão até o dia 30 deste mês.
Raquel Vianna, da Academia do Concurso, não mudou a rotina de estudos por conta da suspensão dos certames
Foto: Marinha do Brasil / Divulgação
No Exército são duas seleções: com inscrições até o dia 4 de julho, a Escola de Sargento de Armas oferece 1.205 oportunidades. Este concurso é para formação de sargentos de Nível Médio. É necessário que o candidato tenha entre 17 e 24 anos de idade, mas para as áreas de saúde e música a idade sobe a 26 anos.
Já para a Escola Preparatória de Cadetes são 440 vagas, sendo 400 para o sexo masculino e 40 para o feminino. Os candidatos deverão possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos, e as inscrições terminam no dia 28.
Quem quiser disputar uma das 7,5 mil vagas temporárias do IBGE em cargo de agentes de pesquisa e monitoramento em todo o país tem de 21 de junho a 19 de julho para se inscrever. Só para o Estado do Rio são 713 oportunidades, sendo 343 na capital. As inscrições são pela internet.
Para concorrer, os candidatos precisam ter mais de 18 anos de idade e Ensino Médio completo.
MANTER O FOCO
A notícia de que os concursos serão suspensos não representou um impacto tão negativo para a aluna da Academia do Concurso, Raquel Vianna, 27 anos. “Não rompi minha rotina de estudos por conta dessas notícias”, diz. Ela avalia que quanto mais estudar, melhor estará quando houver a publicação dos editais. “Hoje há cargos federais que possuem ausência de efetivo, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, com o efetivo 50% abaixo do que deveria”, exemplifica.

Ainda, segundo ela, concursos federais podem demorar a ser publicados, mas isso será temporário, porque os processos seletivos continuarão acontecendo e o preparo para conquistar uma vaga é fundamental.
“Há por ano no Brasil mais ou menos 5% de aposentadorias dos servidores. Por estes e outros motivos acredito que precisamos estar com os estudos em dia. Nós concurseiros precisamos continuar com nosso foco”, diz.

Não parar de estudar é a principal dica do diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella.
“Não há interesse do executivo federal em provocar um colapso nesses serviços, já que a opinião pública não dá trégua quando o estado não presta serviço com eficiência. Com isso, o pior que pode ocorrer é um represamento seguido da liberação de muitos concursos críticos em pouco tempo, pela urgência da ocupação das vagas, para manter os órgãos funcionando”, avalia Estrella.

“Os concursandos devem focar em certames para a Policia Federal e Rodoviária Federal, com carência de servidores e previsão de abertura em 2017”, diz Gladstone Fellipo, especialista em concursos.
Tormentas que vêm e que passam
Mais uma notícia vem tirar a paz dos estudantes. Na verdade, essa “paz” já anda um tanto abalada com o cenário atual que acaba provocando confusão para a cabeça do concurseiro. Apesar dos “abalos psicológicos” que a notícia da não autorização dos concursos tenha causado nos alunos, prefiro ter uma visão mais otimista diante do pronunciamento do ministro do Planejamento na última semana, que suspendeu a realização de concursos públicos este ano e no próximo.
Deixemos bem claro que os concursos que estão com as autorizações suspensas são do Executivo Federal. Sendo assim, temos ainda uma gama de opções: área Judiciária, poder Legislativo, Ministérios Públicos e ainda prefeituras.
Só para o Rio de Janeiro há perspectivas de vários concursos que podem sair nesse espaço de tempo, como os da Procuradoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas do Município e do Tribunal Regional Federal, que abrange o estado.
Na verdade, 2017 já é ali e, para chegar a 2018, é um pulo. Acredito que seja um excelente tempo para o amadurecimento do candidato em relação à preparação. Tenho visto muita gente indo na onda do “oba oba” com a saída de editais e fazendo da preparação algo meio sem parâmetros. Estudar para concursos deve ser encarado como projeto de vida, e projetos de vida não se constroem da noite para o dia. É necessário ter uma boa base de conhecimento para passar.
Então, deixemos essa angústia toda para os que não têm o cargo público como projeto de vida. Não podemos esquecer que “tudo passa” nesta vida. Tormentas vêm e passam. Continue “amaciando” a sua preparação. Uma hora vai ter de sair porque a máquina da Administração precisa funcionar. Bons estudos e não desanime por nada!

Nenhum comentário: