11.04.2016

Alguém iria esperar outra coisa deste TSE comandado por Gilmar Mendes?


Para poupar o golpista Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014



Para evitar a cassação do presidente Michel Temer, está sendo construído nos bastidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um acordo para separar as contas de campanha da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu então vice.
A tentativa de separação vem no momento em que avançam na corte as investigações nos processos que pedem a cassação da chapa vitoriosa nas eleições presidenciais de 2014. As informações são do jornal ValorEconômico em sua manchete de capa desta quinta-feira (3).
Para que a proposta de separação seja aceita, é necessário que pelo menos quatro dos sete ministros titulares que compõem o TSE acatem o pedido da defesa de Temer. Três magistrados já se mostram dispostos a votar a favor da tese de que Temer e Dilma deveriam responder a processos diferentes.

Para poupar Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014
Para poupar Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014

Os ministros Gilmar Mendes - presidente do TSE - e Luiz Fux consideram possível a separação. Outros ministros, segundo o Valor, são contrários à divisão de responsabilidades e afirmam que nunca houve precedentes para este tipo de separação em outras ações da Justiça Eleitoral.
Novas informações sobre as movimentações financeiras das empresasinvestigadas no processo e um possível crescimento da deterioração do cenário político são dois fatores que podem influenciar na decisão sobre a cassação da chapa.
O tribunal também pode decidir por uma punição mais branda para Temer. Nesse caso, não haveria cassação, apenas sanções menores, como multas.

Nenhum comentário: