9.19.2018

Ibope atesta que Lula, preso político, comanda eleição da cadeia

vc acredita que o professor Haddad, só herdou 19% dos 39 % que presidente Lula tinha antes de ser injustamente excluído das eleições?   


Ricardo Stuckert
O que é o Ibope desta terça? É a pesquisa da fulminante arrancada de Haddad de 8% para 19% das intenções de voto em uma semana? Não! Porque Fernando Haddad não teria pernas nem fôlego para uma arrancada destas. Nem ele nem ninguém. Esta pesquisa é a consagração de Lula e sua tática para as eleições. É a arrancada da chapa Lula-Haddad-Manuela num feito que já pode ser considerado histórico no Brasil. É mais que isso: é o atestado de que Lula comanda as eleições de 2018 mesmo encarcerado e amordaçado como preso político.
É a vitória de Lula e do povo brasileiro e a derrota do golpe. Uma lição para todo o país: só Getúlio aproximou-se de Lula em sua ligação visceral, racional e emotiva com o povo brasileiro; ambos geniais em sua intuição para saber a "direção do vento".
Perderam os que apostaram que a prisão levaria Lula ao ostracismo, como a direita cantou em prosa em verso em abril. Perderam os que apostaram que o lulismo estava em declínio, como alguns setores da própria esquerda anunciaram meses a fio. Perderam os que consideraram que Lula estava numa "egotrip" e conduzindo o PT para uma aventura tresloucada.
Lula esteve e está no comando. Sem ele, não há o candidato Haddad -com o próprio o reconhece, com humildade e admiração. 
Sem ele, a esperança fenece, a perspectiva de volta dos bons tempos fenece, as elites de agigantam.
Houve desprezo e desespero. "O timing!", gritavam, como se a tática do PT de esticar a corda ao limite para viabilizar a candidatura de Lula e deixar para fazer a passagem do bastão na undécima hora fosse rematada loucura.
Lula acertou, quem apostou contra ele está derrotado. 
Isso quer dizer que as eleições estão decididas,que Haddad pode considerar-se presidente? Longe disso. Bolsonaro, o candidato fascista, movimenta inseguranças e medos de amplas parcelas da população brasileira que serão manipuladas em larga escala pela mídia de massas conservadora sob a liderança da Globo; o mercado, mais uma vez, anunciará o armagedom, semeará o pânico para chantagear o povo brasileiro. Será uma batalha épica. 
Mas as forças democráticas têm seu grande comandante e ele de fato comanda, da prisão. A pesquisa do Ibope é uma enorme injeção de ânimo das pessoas que se levantam contra o fascismo e a destruição do país. Mas ela tem uma mensagem muito específica: confiem em Lula.

Nenhum comentário: