Para o ex-premiê, que esteve no Brasil participando do seminário internacional "Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar", promovido pela Fundação Perseu Abramo na semana passada, o golpe que depôs a presidente eleita Dilma Rousseff colocou o Brasil "em um grande parênteses".
"Todos valorizavam e respeitavam extremamente o Brasil. Com a destituição de Dilma (em 2016), entrou um governo que tem um presidente que não se apresenta à reeleição, que não foi eleito diretamente. Isso colocou o Brasil em um grande parênteses em sua história", disse Zapatero ao jornal O Estado de S. Paulo.
Ele também disse esperar que o Brasil supere a crise atual e que o país "volte a ocupar o papel de grande potência, ganhe quem ganhar a disputa. O Brasil me parece majoritariamente de centro-esquerda. Se a centro-esquerda acertar, terá a maioria. Todos os países atravessam momentos difíceis. O importante é saber como se colocar de pé outra vez. Isso só se faz consolidando instituições, partidos, a democracia", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário