10.09.2018

Bolsonaro matou a velha mídia com as fake news, reconhece a Folha


A Folha de S. Paulo reconhece nesta terça (9) que a indústria de fake news do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) matou a velha mídia.
“Trump e Bolsonaro ‘matam’ os mensageiros da velha mídia”, diz a chamada na capa do jornalão paulistano que ainda complementa: “Americano tinha formas de se comunicar parecidas durante a campanha de 2016.”
De acordo com a reportagem da Folha, Trump e Bolsonaro contornam a mídia tradicional e se comunicam diretamente com o eleitor de forma eficaz e conveniente. 
A jornalista Patrícia Campos Mello detalha a indústria de fake news de Bolsonaro:
“Uma equipe de marketing distribui vídeos, mensagens e memes do candidato e de seus filhos, Flávio e Eduardo Bolsonaro, para cerca de 1500 grupos de WhatsApp. Esse mesmo conteúdo digital é compartilhado pelos milhões de seguidores do candidato nas redes sociais.”
Por ter uma campanha calcada nas notícias falsas, as fake news, Bolsonaro rejeitou o ‘pacto ético’ proposto pelo adversário Fernando Haddad (PT). Respondeu à proposta xingando o petista de “canalha” e “pau mandato de corrupto”. 
Embora eles sejam iguais na disseminação das fake news, a Folha fez questão de diferenciá-los na área economia:
“Economicamente, porém, há diferenças: Bolsonaro se vende como adepto do liberalismo e tem um guru econômico egresso ultraliberal; já Trump se apoia no nacionalismo e protecionismo.” 

Nenhum comentário: