9.01.2009

A cama na varanda: mitos sobre a vagina

POR REGINA NAVARRO
A união sexual entre o homem e a mulher, designada intercurso, coito, cópula, consta essencialmente da união das genitálias masculina e feminina: pênis e vagina. Sobre ela, se sustenta a maioria dos mitos sexuais. Sendo os órgãos sexuais de mulheres e homens tão diferentes, tornam-se de alguma forma misteriosos para o outro sexo.

A vagina dentada é um símbolo poderoso de castidade, acentuando o mistério da sexualidade feminina, especialmente da anatomia genital e seu poder. O mito é também um resumo da sexualidade de Eva. A vagina dentada muda o mito de Eva permitindo que mulheres possam guardar seus desejos sexuais para os homens, assim como controlar a entrada do homem dentro dela, mais do que o inverso. A representação mais atual desse fenômeno é a aranha Viúva Negra; ela permite sexo para a reprodução e depois mata seu parceiro.

Luiz, 24 anos, não consegue se relacionar sexualmente com nenhuma mulher.
“A primeira vez que tentei transar foi com uma prostituta, aos 18 anos. Fiquei excitado, com ereção, mas na hora da penetração senti um verdadeiro pânico; não consegui. E não sei explicar o porquê. Sou bastante saudável em todos os aspectos da minha vida; sou ótimo aluno na faculdade, me relaciono bem com as pessoas, tenho muitos amigos, as mulheres se sentem atraídas por mim, mas acho que preciso de ajuda. Tenho me sentido defeituoso, até pesadelos sobre isso dei para ter. Será que algum dia vou conseguir ter uma relação sexual de verdade?”

A vagina dentada também permitiria a penetração apenas para a castração depois do ato. Sem dúvida, Luiz precisa de uma terapia que o ajude a entender todo o medo que sente no ato sexual.




O phallu (falo), que na Antiguidade representava a fecundidade da natureza, era associado a instrumento de perfuração, arma do estupro, símbolo de poder do macho, serpente que tentou Eva, mas também à força da vida. Embora na mulher possa existir algum temor pelo pênis do homem, nada se compara ao temor que os homens sentem da vagina. É um perigo ameaçador porque não é visível e porque suas propriedades são estranhas. A vagina, insaciável, que devora o desejo masculino, libera o sangue menstrual, acolhe o membro do homem e expulsa o feto ensanguentado.

Os maoris, da Nova Zelândia, associam , assim, a vagina à morte. Os nomes que usam para designá-la são, casa da morte e da desgraça e buraco destruidor. A vagina, porta de entrada no mundo, adquire a inversão como saída dele, destruição. Na Índia é bem conhecida a lenda da vagina dentada. O pênis do homem seria decepado por tal monstruosa boca. Simone De Beauvoir observa que na maioria das representações populares, a morte é mulher. O caos de onde tudo saiu e para onde tudo deve voltar.

O Dia

Nenhum comentário: