9.04.2009

Redução da progressão da retinopatia diabética


Administração precoce de losartan ou enalapril reduz a progressão da retinopatia diabética, de acordo com artigo do New England Journal of Medicine
Publicado no New England Journal of Medicine, estudo multicêntrico duplo-cego comparou os efeitos do enalapril e do losartan nas funções renal e ocular de pacientes com diabetes tipo 1.
Um total de 285 pacientes com diabetes tipo 1 foram randomizados com o uso de losartan (dose diária de 100mg), enalapril (dose diária de 200mg) ou placebo. Após 5 anos de tratamento, nenhuma diferença significativa foi observada na albuminúria com a administração precoce dessas duas medicações comparadas ao placebo.
Entretanto, tanto o enalapril como o losartan reduziram a progressão da retinopatia em 65 a 70% dos pacientes, respectivamente.
Além disso, efeitos colaterais como cetoacidose ou hipoglicemia foram semelhantes com o uso de enalapril, losartan ou placebo.

Fonte: New England Journal of Medicine

2 comentários:

Anônimo disse...

200 mg de enalapril por dia,não é muito?
Grato.
José Carlos

Antonio Brandao disse...

Talvez por se tratar de uma pesquisa, os cientistas ingleses resolveram administrar uma super dose de enalapril, para melhor poder avaliar os resultados clinicos.