9.04.2009

Tamiflu vai chegar às farmácias (Controle pela Anvisa)


Ministério diz que não restringiu venda e que Tamiflu vai chegar às farmácias
Medicamento deve começar a ser distribuído no início de 2010.
Há um mês ministro afirmou que poderia haver "corrida às farmácias".

O laboratório Roche, produtor do medicamento Tamiflu, deve distribuir o remédio para farmácias e drogarias, afirmou nesta quinta-feira
O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. A informação é da Agência Brasil.

Hage participou de audiência pública na Câmara dos Deputados e rebateu as críticas de que a pasta tenha concentrado toda a produção. O diretor alegou que o medicamento só não chegou às farmacias porque não havia estoque para suprir a demanda.

"O próprio laboratório priorizou a demanda do ministério, o que foi correto. Na medida em que foi aumentando a sua capacidade, ele informou que vai ter disponibilidade de atender nossa nova demanda, bem como comercializar o medicamento. A partir do momento em que oficializarem, vamos nos manifestar mas não há nenhum problema”, disse Hage.

A declaração contraria a postura adotada pelo ministério durante os últimos meses. Há um mês, o ministro José Gomes Temporão afirmou que o Tamiflu só está disponível nos serviços públicos de saúde para evitar uma “corrida às farmácias.”

A assessoria de imprensa da Roche afirma que por enquanto o laboratório trabalha na produção de 9 milhões de tratamentos de Tamiflu a serem entregues entre fevereiro e abril ao Ministério da Saúde. Somente após a entrega ser feita, o medicamento começará a chegar às farmácias.

Em nota divulgada no início da noite, a empresa afirma que "não houve, em nenhum momento, recolhimento do Tamiflu nas farmácias". O comunicado diz ainda que a Roche "está alinhada com o Ministério da Saúde para dar prioridade aos seus pedidos. Esta conduta obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS, que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência."


De acordo com Hage, o controle da venda do remédio em farmácias e drogarias será de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento só será vendido mediante prescrição médica e monitoramento de eventos adversos

G1.com

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Tamiflu em farmácia pode acelerar resistência do vírus ( JB Online )

O infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Celso Granato afirmou em entrevista ao Jornal do Terra que a distribuição do medicamento Tamiflu, indicado para o combate à gripe suína, para farmácias e drogarias pode acelerar a resistência do vírus ao remédio.

- A gente sabe que quando drogas são dirigidas contra um vírus, eles desenvolvem resistência com certa rapidez - afirmou Granato.

Segundo ele, a maior preocupação no momento é que a população acabe usando o medicamento de forma descontrolada, devido ao medo de contrair a doença.

- A Inglaterra tomou a decisão de distribuir esse remédio (...) e isso tem sido objeto de discussão de vários especialistas lá, que consideram essa medida precipitada - disse.

O infectologista afirmou ainda que há dezenas de tipos diferentes de vírus que causam doenças respiratórias e muitas pessoas podem receber indicação para o remédio apenas por achar que estão com o vírus.

O controle da venda do remédio em farmácias e drogarias será de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento só será vendido mediante prescrição médica e monitoramento de eventos adversos.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes no País chega a 657. As mortes, de acordo com o ministério, ocorreram em São Paulo (261), Paraná (186), Rio Grande do Sul (100), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (20), Minas Gerais (10), Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (2), Distrito Federal (2), Rondônia (1), Acre (1), Amazonas (1), Pará (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1). Segundo o balanço, 63 vítimas fatais estavam grávidas.

Fonte: JB Online