Depois da restrição quanto à combinação bebidas alcoólicas e direção, agora a Anvisa analisará uma proposta que inclui um selo de alerta nas caixas de alguns medicamentos que causam sonolência.
A idéia do selo “proibido dirigir” da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, tem o objetivo de alertar os motoristas sobre os riscos de assumir a direção de veículos após a ingestão desses medicamentos. Na lista, estão analgésicos, antidepressivos, estimulantes, anticonvulsivos e outros.
Pesquisas que relacionaram o sono com os acidentes de trânsito mostraram que 30% das ocorrências foram causadas por motoristas que “cochilaram” enquanto estavam ao volante.
Especialistas afirmam que pelo menos 20% dos motoristas têm algum tipo de distúrbio do sono.
A assessoria de imprensa da Anvisa garante que a criação do selo “proibido dirigir” será analisada por um grupo de trabalho.
Em seguida, a sugestão poderá ser submetida à população por meio de uma consulta pública no site oficial da instituição.
Confira os medicamentos que podem receber o selo:
Analgésicos
Anticolinérgicos
Anticonvulsivantes
Antidepressivos
Anti-eméticos
Anti-histamínicos
Anti-hipertensivos (alfametildopa)
Antiparkinsonianos
Antipsicóticos
Benzodiazepínicos
Estimulantes
Hipoglicemiantes (insulina)
Miorelaxantes
Fonte: CRF-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário