9.01.2009

FARMANGUINHOS APRESENTA ANTIVIRAL CONTRA A GRIPE SUÍNA DURANTE A CPHI SOUTH AMERICA

A Fiocruz, através do Instituto de Tecnologia em Fármacos de Manguinhos (Farmanguinhos), foi presença na 2ª edição da CPhI South America (Feira Internacional de Ingredientes para a Indústria Farmacêutica) no centro de convensões Transamérica Expo Center, em São Paulo .
Criado para suprir necessidades do mercado latino-americano, o evento reuniu empresas fabricantes e distribuidores de matérias-primas e laboratórios.



Centro de referência, da produção, pesquisa e desenvolvimento medicamentos públicos, Farmanguinhos foi destaque na CPhI.
Feira aconteceu nos dias 26 a 28 de agosto de 2009, em São Paulo. o Laboratório da FIOCRUZ Instituto de Tecnologia em Fármacos -Farmanguinhos apresentou seu portfólio de medicamentos na CPhI South America 2009, feira de ingredientes farmacêuticos da América Latina, que aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo.






Entre os medicamentos que foram apresentados no evento, destaque-se o Oseltamivir, antiviral que vem sendo indicado no tratamento de pacientes infectados pelo vírus causador da gripe A H1N1.



Os principais players da indústria farmacêutica puderam conferir, além da área de exposição, uma vasta programação de eventos e seminários que aconteceu simultaneamente à feira.

Fotos: Alex Mansur

A Fiocruz tem papel estratégico de suporte à política nacional de medicamentos do Ministério da Saúde. A Fundação desenvolve medicamentos e tecnologia para produtos farmacêuticos de origem sintética e natura, de forma a atender às necessidades de programas do ministério, dos estados e municípios, favorecendo as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). E o Farmanguinhos é a Unidade da Fiocruz responsável pela produção destes insumos. Atualmente, fabrica mais de 60 medicamentos, entre eles, antibióticos, antiinflamatórios, antinfecciosos, antiulcerantes, analgésicos e produtos dermatológicos; medicamentos para doenças endêmicas como malária e tuberculose; drogas anti-retrovirais para Aids; medicamentos para doenças do sistema cardiovascular e do sistema nervoso central e para os programas de hipertensão e diabetes.

De 26 a 28 de agosto, o Farmanguinhos apresentará seu portfólio de medicamentos na CPhI South America 2009, maior e mais importante feira de ingredientes farmacêuticos da América Latina, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Entre os medicamentos que serão apresentados no evento, destaque para o OSELTAMIVIR, antiviral que vem sendo indicado no tratamento de pacientes infectados pelo vírus causador da gripe A H1N1. O OSELTAMIVIR foi desenvolvido, entre 2007 e 2008, por Farmanguinhos utilizando o princípio ativo adquirido da Roche pelo Ministério da Saúde em 2006. Os testes realizados pela equipe do Instituto demonstraram que o produto é equivalente ao TAMIFLU, inclusive em relação à estabilidade, e o medicamento poderia ser disponibilizado para produção em larga escala a critério do Ministério da Saúde.

Evento - Com a grande participação de empresas internacionais, que corresponde a 70% do total de expositores, a CPhI South America 2009 é o ponto de encontro de negócios e tecnologias da cadeia de insumos farmacêuticos da América Latina. O evento acontece de 26 a 28 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A edição sul-americana é uma versão européia da feira que já acontece há 18 anos. Sua última edição, na Itália, reuniu 2 mil expositores e recebeu mais de 24 mil profissionais de 125 países.

Mais de 250 expositores utilizarão os 12 mil metros quadrados da feira apresentou as novidades e tendências em insumos, matérias-primas, soluções e serviços para a indústria farmacêutica Paralelamente à CPhI, aconteceu ainda a P-MEC South America - Feira Internacional de fornecedores de máquinas, equipamentos e embalagens para a indústria farmacêutica.

Os principais players da indústria farmacêutica puderam conferir, além da área de exposição, uma vasta programação de eventos e seminários que aconteceu simultaneamente à feira.

Encontros como o 2nd Latin American Pharma Business Fórum que aborda dados do setor, informações sobre o mercado latino americano, temas referentes à regulamentação e cases de sucesso. Já o 2nd Match & Meet Program, que aconteceu dia 26, das 11h30 às 13h, colocou frente a frente representantes de indústrias farmacêuticas do mundo todo, criando um ambiente propício para geração de negócios, por meio do cruzamento de perfis.
Na 1ª edição do ISPE Brazil Life Science Congress especialistas da área de tecnologia na fabricação de medicamentos discursaram sobre as atualidades de mercado, em um programa exclusivo coordenado pela ISPE - Afiliada Brasil - Associação Internacional de Engenharia Farmacêutica.
Já o 1º Simpósio Sindusfarma de Gestão Farmacêutica, promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), incluiu palestras e debates sobre o momento atual vivido pelo mercado farmacêutico no âmbito global e local, relações trabalhistas e produtividade; técnicas de identificação: análise e avaliação de riscos do trabalho, gerenciamento e empreendedorismo e ainda a série ICH Q8, ICH Q9 e ICH Q10. Completou a programação o 1° Seminário sobre Pesquisa Clínica organizado pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP);
o Programa de Conferências CPhI South America 2009, com tendências, soluções e inovações nos segmentos de ingredientes farmacêuticos e o lançamento do BioPh - Biosolutions for Pharma, área especialmente voltada para a Biotecnologia, uma antecipação do que foi apresentado na CPhI Worldwide na Europa.
Alanac

Nenhum comentário: