12.11.2009

EMS fecha acordo de transferência de tecnologia com laboratório chinês Shanghai Biomabs

EMS fecha acordo de transferência de tecnologia com laboratório chinês

A EMS, maior laboratório farmacêutico brasileiro em volume de vendas, firmou uma parceira de transferência de tecnologia com a chinesa Shanghai Biomabs para a produção de medicamentos biológicos.


O acordo prevê inicialmente a importação de medicamentos com atuação de anticorpos monoclonais e posteriormente a transferência de tecnologia para a produção no Brasil deste tipo de drogas consideradas de alta eficácia.

Os anticorpos monoclonais, proteínas usadas pelo sistema imunológico, neutralizam a ação de bactérias, vírus e células cancerígenas.

"O acordo estabelece a produção de seis medicamentos de biotecnologia no Brasil", disse a diretora de relações externas da EMS, Telma Salles, ao iG por telefone de Pequim. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve no evento de assinatura do acordo, realizado nesta quarta-feira em Pequim.

O primeiro medicamento previsto no plano da EMS para produção local é o etanercept, uma droga contra artrite reumatóide. O projeto deve exigir "investimentos altos" ainda não calculados pelo laboratório brasileiro, afirma Telma Salles. "Mas estamos trazendo uma tecnologia avançada ao País." A EMS não revelou valores do negócio.

A ideia é começar a investir em cinco anos, depois da obtenção na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do registro do produto no País, o que é esperado para daqui a dois anos. Os estudos clínicos devem começar em 2010.

Vendas ao governo

As vendas do etanercept movimentam R$ 160 milhões por ano no Brasil. O governo responde por 90% das vendas, segundo estimativas. Nos cálculos da EMS, 3 mil pacientes são tratados com o medicamento, administrado com uma dose semanal.

O produto original foi desenvolvido pela americana Wyeth, incorporada pela Pfizer, que comercializa sob a marca Enbrel. A expectativa da EMS é que, com a produção local, haja uma economia significativa para o governo.

A Shanghai Biomabs, que conta com participação do governo chinês, foi a primeira empresa no mundo a desenvolver a versão biosimilar do Enbrel.

Nenhum comentário: