12.09.2009

Tomar café pode prevenir câncer



Consumo da bebida reduziria em 60% os casos de tumor de próstata

Rio - Tomar café e fazer exercícios físicos. Estes hábitos podem combater um mal que afeta milhares de homens todo ano: o câncer de próstata. A conclusão é de dois estudos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que registrou quedas significativas no desenvolvimento da doença e na taxa de óbito entre os pacientes que mantinham as práticas.


Café atuaria sobre a produção de insulina e hormônios no organismoNum dos estudos, os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da universidade analisaram 50 mil homens que bebiam seis ou mais xícaras de café por dia. Os hábitos foram avaliados a cada quatro anos, entre 1986 e 2006. Segundo o estudo, entre os homens que consumiam a bebida todo dia, o risco de desenvolver a forma agressiva do câncer de próstara foi 60% menor, se comparado aos não bebiam.

SEM CAFEÍNA

Os pesquisadores lembram que a queda nos casos da doença não pode ser atribuída à cafeína, pois o mesmo processo foi observado no consumo de café sem a substância. Eles acreditam na influência da bebida sobre a insulina e os níveis de hormônio para diminuir os casos da doença. E alertam que os resultados são preliminares. O estudo não recomenda que as pessoas comecem a tomar café para combater o câncer de próstata, mas diz que aqueles que gostam da bebida não precisam cortá-la.

O outro estudo, com 2.686 homens já diagnosticados com câncer de próstata, concluiu que exercícios como nadar e jogar tênis ao menos três horas por semana podem reduzir em até 35% a taxa de óbito da doença. Além disso, entre os pacientes que faziam caminhadas pelo menos quatro horas por semana, o índice de mortalidade foi 23% menor em relação àqueles que andavam menos de 20 minutos por semana.

Segundo Daniel Herchenhorn, oncologista do Instituto Nacional de Câncer, exercícios físicos agem contra a obesidade e diminuem as chances de doenças cardiovasculares.

“Muitos pacientes com câncer de próstata morrem por causa de doenças cardiovasculares. Além de ajudar nesse sentido, o exercício físico ameniza também as reações adversas dos tratamentos hormonais”,
O dia

Nenhum comentário: