12.06.2009

TRATAMENOS ESPECIAIS: OSTEOPATIA

RIO - Imagine que suas articulações são engrenagens - que se desgastam e viciam - e vai ser fácil de entender. Colocar as engrenagens do corpo no lugar é a meta; manipular diretamente essas engrenagens é o método; e o resultado: mais capacidade de movimento e menos dor. Pronto, você já começa a compreender o que é a osteopatia, uma técnica de fisioterapia que reequilbra a biomecânica corporal colocando as articulações para se mexer.

A osteopata Yunã Magalhães explica: a má postura e os movimentos repetitivos - comuns em quem trabalha com computador, por exemplo - acostumam mal o corpo e tiram as articulações do seu "lugar original", o que provoca a dor.

- Para tentar esclarecer, é como o cabelo que fica com a marca da orelha, de tanto que foi colocado para trás. O mesmo acontece com o nosso corpo. As articulações saem do lugar e se viciam na posição errada. O que fazemos e colocar a estrutura no lugar, como um trabalho de reeducação - explica a fisioterapeuta da Phisyu.

( Por que sentimos dor nas articulações? )

O designer Rafael Gomes, de 31 anos, disse que só conseguiu se livrar das dores na região sacroilíaca com osteopatia. Ele conta que percorreu sete consultórios médicos, fez 40 sessões de RPG, 30 de acupuntura e três meses de hidroterapia, três vezes na semana.

- Meu organismo vinha resistindo tanto a tratamentos quanto a remédios, e nada estava adiantando. Alguns médicos sugeriram que eu me operasse. Depois de um mês me tratando com osteopatia, já pude, pelo menos, voltar a nadar. Antes era totalmente limitado - conta ele, que agora diz ter consciência de como deve manter a postura ao trabalhar, andar e dormir.


Segundo Yunã, 90% dos atendimentos são na coluna, nas regiões lombar e sacral. Hérnia de disco, artroses, tendinite (de ombro e cotovelo) e dor de cabeça ( saiba mais sobre a osteopatia craniana ) também podem ser tratados com osteopatia. Para aliviar e previnir as dores nas articulações, Yunã sugere uma série de alongamentos, que devem ser feitos com intervalos de uma hora ( Aprenda nesta fotogaleria ).

A especialista recomenda que o tratamento deve ser feito assim que surgirem as primeiras dores.

- Um incômodo no punho, com o uma fisgada, já é um possível sinal de tendinite, causada pelos movimentos repetitivos - ressalta Yunã.

Segundo a fisioterapeuta, a osteopatia - que não é um tratamento alternativo - não tem contra-indicação.

- Eu posso manipular uma lesão (local da dor) sem interferir nos outros ligamentos.

Numa explicação mais técnica, a osteopatia - que não deve ser confundida com quiropraxia - atua com um tranco e manipulação dos tecidos moles (ligamentos, articulações e músculos). Aliás, são esses trancos que vêm dividido a opinião de alguns especialistas.


A osteopatia é um tratamento que se baseia em exame clínico

De acordo com Yunã, muitos "errepegistas" (como são chamados os fisioterapeutas que trabalham com Reeducação Postural Global - RPG) são contra a técnica da osteopatia.

- Os errepegistas acreditam que a osteopatia é uma técnica muito agressiva. Na verdade, há um exagero neste conceito. Para saber como e onde atuar com eficiência é preciso ter um conhecimento profundo sobre como cada estrutura (nervos, músculos, articulações e ossos) está interligada com a outra - defende.

Para ela, a osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e sintomatologia. Daí a recomendação da Organização Mundial de Saúde à técnica.

- A osteopatia não deve ser considerada esotérica, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame clínico - completa a fisioterapeuta, formada pela Escola de Osteopatia de Madri.




Pilates para Grávidas

O Método Pilates é um excelente programa tanto durante a gravidez quanto para o pós parto, tendo uma programação específica para cada mulher e fase da gestação. Os exercícios trabalham o corpo e a mente, estimulam a respiração, fortalecem a musculatura, inclusive a que será utilizada no trabalho de parto, previne varizes, hemorróidas e dores lombares.


R.P.G. (Reeducação Postural Global)

Durante a gravidez é muito comum a mulher sentir dores na coluna e nas pernas devido o aumento de peso e à postura adquirida por causa da barriga. O R.P.G. proporciona um grande alívio às dores e o tratamento é adaptado às grávidas podendo ser feito em todo o período de gestação.


Drenagem Linfática para Grávidas

É indicada a partir do 3º mês, auxilia no alívio das tensões e desconfortos da gravidez, estimula a circulação, nutrindo os tecidos, diminuindo a possibilidade de estrias e da
sensação de estiramento da pele. Ajuda a aliviar as veias inchadas e as câimbras, e é um ótimo recurso para diminuir a ansiedade da gestante.


Assistência Nutricional para Grávidas

O cuidado nutricional no pré-natal tem sido valorizado pelo impacto no resultado obstétrico. O nutricionista intervém através de orientação nutricional individualizada, levando com isso um impacto positivo na saúde da mãe e do bebê, além de contribuir para o sucesso do aleitamento materno.

Osteopatia para Grávidas
As gestantes tende a ter muitas dores do quadril e lombar pelo peso da barriga e pela mudança estrutural de abertura do assoalho pélvico (região do quadril), que se prepara para o nascimento do bebê. Ou mesmo no pós-parto, por desequilíbrios causados pela gravidez ou pelo procedimento de uma cesariana.

A Osteopatia agirá reequilibrando as estruturas do corpo da mulher, durante e/ou depois do parto.


Osteopatia: manipulação para colocar o corpo no lugar

Nenhum comentário: