11.29.2010


Foto: Divulgação

FIQUE ATENTA

Combate aos sintomas da TPM

Cerca de 85% das mulheres têm pelo menos um sintoma de desconforto antes da menstruação

O combate aos sintomas da TPM começa à mesa

Alimentação é fundamental para acabar com o mal-estar

POR CLARISSA MELLO
Rio - Uma mudança repentina de humor incomoda muita gente. Uma TPM (Tensão Pré-Menstrual) com todos os sintomas que se tem direito incomoda muito mais. Cerca de 85% das mulheres têm pelo menos um ou mais sintomas de desconforto no período que antecede a menstruação. Se você faz parte do seleto grupo de sortudas que não sofre desse mal, parabéns. Mas se você está nas estatísticas, não se desespere: há formas de prevenir e combater os sintomas da TPM.

>>> INFOGRÁFICO: Para cada tipo de TPM, um cardápio especial
       (clique aqui em cima)
 

 
Uma delas é a recém lançada pílula ZAX, do laboratório Hebron. Segundo o fabricante, o produto é feito à base de ácidos graxos e vitamina E que, juntos, reduzem a prolactina — hormônio responsável por aumentar os níveis de estresse. A pílula (uma caixa com 15 unidades é vendida a R$ 17 nas farmácias) também teria o poder de evitar os inchaços e atenuar as dores de cabeça típicas da TPM.
Quem não quiser recorrer a laboratórios farmacêuticos, deve investir na alimentação e nas atividades físicas.
“Para diminuir os sintomas da TPM também é essencial evitar o tabagismo e alguns tipos de alimentos, como os ricos em cafeína”, ensina a presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia, Vera Lúcia Mota.
A nutricionista Márcia Daskal — que mantém um blog no site de culinária Panelinha — ressalta que, durante a TPM, a palavra de ordem é equilibrar. Segundo ela, diversos nutrientes ajudam a combater os sintomas.
“Dependendo do tipo de TPM, a pessoa deve investir em certos tipos de alimentos que reduzem a sensação de desconforto”, orienta.
Segundo ela, no período que antecede a menstruação, as mulheres têm mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos, que aumentam a produção de serotonina — hormônio responsável pela sensação de prazer. Mas antes de se jogar de cabeça (e boca) nos doces, chocolates e afins, fique atenta aos excessos.
“Comer dois quadradinhos de chocolate na sobremesa, tudo bem. Mas se comer com estômago vazio,substituindo uma refeição, o organismo absorve rapidamente o açúcar. E aí dá ainda mais vontade”, explica.
Não é só a serotonina que devolve o bem-estar ao corpo. Praticar exercícios físicos diariamente por pelo menos 30 minutos também ajuda a produzir endorfina, outra substância que traz a sensação de prazer e, de quebra, ainda ajuda a emagrecer.
“O exercício regular funciona mais do que o esporádico. Mas também vale a pena praticá-lo quando você sabe que vai entrar na TPM”, aconselha, ressaltando que as atividades estimulam a circulação sanguínea, diminuem a retenção de líquidos e ajudam a regular o intestino.
NO PRATO

Vitamina A - melhora o aspecto da pele. Encontrada na cenoura, salmão, batata-doce, brócolis, pêssego e pimentão vermelho.

Vitamina B6: ajuda a regular mudanças de humor, retenção de líquido, fadiga e compulsão por açúcar. Presente no frango, atum, soja, lentilhas, farinha de trigo integral.
Vitamina C: alivia o estresse e a fadiga. Invista em morango, laranja, limão, nabo, acelga, abacaxi, repolho, pimentão verde, espinafre.
Vitamina E: contribui para o controle da ansiedade, depressão e compulsão alimentar. Fontes: óleo de germe de trigo, girassol, canola e milho, maçã, centeio, fubá, aspargos e brócolis.
Cálcio: reduz cólicas, as alterações de humor e a retenção de líquido. Leite, iogurte, queijo branco.
Magnésio: alivia cólicas e controla a compulsão por açúcar. Boas fontes: feijão-de-soja, feijão-branco, feijão-roxo, salmão, farinha de trigo integral, tofu, farinha de aveia, avelã, beterraba, abobrinha, cebola.

 

Nenhum comentário: