12.04.2010

Equilíbrio emocional

Por mais competente que seja um atleta, o sucesso só é garantido pela combinação do equilíbrio emocional e temperamento.O rendimento esportivo depende de um controle mental e equilíbrio emocional estável, mas, nem sempre isso é possível devido as constantes oscilações durante as disputas. Expectativas, medo e ansiedade são as emoções que mais afetam os atletas.

A liberação de hormônios (adrenalina, corticoiteróides, neurotransmissores químicos e etc...) aumentam a capacidade física, à concentração mental, a força muscular, o entusiasmo, melhora o humor e diminui, o cansaço físico - é o doping psicológico -. No entanto, acima de um nível necessário, causam grandes transtornos, tais como: perdas da capacidade de concentração e de decisão, levando os jogadores a darem passes errados, chutarem com o corpo desequilibrado e se tornarem violentos em campo. No esporte atual, há casos em que a manutenção da concentração se torna dramática.Já tive a experiência de observar e atuar com atleta que apresentaram alterações comportamentais visivelmente descontroladas, prejudicando toda equipe.

O papel do psicólogo é fundamentalmente importante no que diz respeito ao resgate da performance dos jogadores, em estados anteriores a partida, por meio de técnicas de respirações, de visualizações de estados anteriores, meditações, onde os atletas são instruídos a manterem-se em estados de relaxamento mental visando à reorganização dos pensamentos e as quietudes da mente, geralmente são empregadas técnicas de respiração para promover um grau de relaxamento adequado não só apenas para o aperfeiçoamento desportivo, mas o bem –estar, a saúde mental e adaptação social circundante.

Devemos olhar os atletas não só como jogadores, mais como - o ser humano - exposto a situações de extremo estresse.Como Especialista em Medicina Comportamental e pesquisando a psiconeuroimunologia percebo que a construção de um simples sentimento de culpa ou humor triste possui uma complexidade inimaginável, capaz de ultrapassar em muito a lógica do metabolismo cerebral, por isso é importante entrarmos em contato com nossas emoções, conhece-las, identificá-las, para aprendermos a nos proteger dos focos de stress.

Trabalhar no meio do esporte nos proporciona lidar com a emoção de forma intensa, é uma rota para entendermos o funcionamento da mente emocional e criarmos novas técnicas para ajudarmos os atletas a manterem-se em suas performance, garantindo-lhes os rendimentos tão sonhados aos quais estes se propõe.
Diana Borges de Lima
Psicóloga das Seleções Brasileira Masculina e Feminina

Uma das coisas que fazem com que nós percamos a cabeça muitas vezes é o fato de que não temos controle total sobre nossos pensamentos e ações. Sim, o equilíbrio emocional é a união das duas coisas em nossa vida, ele é muito importante para que a pessoa possa agir de forma lógica na vida. O equilíbrio emocional nos permite fazer com que as coisas que achamos ser complicadas sejam mais simples porque a clareza toma conta de cada um de nós e as coisas mudam, quando conseguimos pensar em uma opção para solucionar os problemas que temos e mudar. Ser uma pessoa equilibrada é uma das coisas que só é possível depois de ter vivido experiências e coisas na vida que ensinaram você a conviver de forma mais razoável com uma situação complicada, além disso, é possível ter mais chances de ter equilíbrio emocional quando observamos as pessoas terem e aprendemos com elas a ser assim, calmas diante de uma situação para conseguirmos pensar em uma solução definitiva para determinadas coisas. Sim, as chances de conseguirmos obter o equilíbrio emocional que precisamos são maiores quando buscamos isso em nossas vidas, sendo que nem sempre as coisas são simples, mas é preciso aprender a conviver com isso. O equilíbrio emocional é quando você não se permite deprimir, apesar das situações serem dramáticas. Equilíbrio emocional é não entrar em transe a cada rompimento de relação, equilíbrio emocional é não deixar seu patrão chato estragar seu dia com o mau humor dele. Equilíbrio emocional é conseguir lidar com cobranças, com prazos, com horas, com as coisas que você sequer imaginava lidar antes. Sim, meu bem, e equilíbrio emocional é uma das coisas que só aprendemos a ter em longo prazo, sendo que a vivência é a única experiência.
---------------------------------
Você é, age, pensa e sente de uma determinada forma, e para saber a razão disto, precisa se conhecer energeticamente, saber que tipo de influencia exerce e como é influenciado, não só pela sua própria energia, como pela dos outros, e também pela energia de tudo que se encontra à sua volta.

Para mantermos este nível energético equilibrado, é necessário que, em primeiro lugar, procuremos nos conhecer e nos avaliar, através de uma auto-analise (com ou sem ajuda profissional), de forma a conseguir uma integração psico-espiritual plena.

Sentimentos negativos exacerbados como o medo, chegando até às vezes a tornar-se pânico, e a culpa, bloqueiam totalmente essa energia, de forma a acarretar um desequilíbrio, já que deixa a pessoa insegura e fragilizada, até mesmo impotente e paralisada.

Conhecer suas falhas e aprender a como lidar com elas da melhor forma, evita a ruptura abrupta deste equilíbrio, centralizando emoções e desta forma mantendo-se em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e o meio ambiente em volta, com isto possibilitando sempre uma renovação através de trocas energéticas. 

Nenhum comentário: