7.15.2012

SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA: DESCUBRA SE VOCÊ SOFRE DESTE MAL

Síndrome da fadiga crônica: descubra se você sofre deste mal
A síndrome é confundida com o estresse. Confira mais detalhes sobre a doença.

Sonolência excessiva, dores musculares, de cabeça e cansaço constantes. Estes são os sinais de uma síndrome que atinge 3% da população americana, de acordo com pesquisa da Chronic Fatigue Syndrome Association of America. Segundo o cardiologista com prática em terapia ortomolecular, Marcos Natividade, dez em cada cem pessoas sentiram, sentem ou sentirão cansaço excessivo durante mais de seis meses ao longo de suas vidas.
No Brasil, a Síndrome da fadiga crônica (SFC) ainda é bastante confundida com outras doenças como o estresse. Ainda segundo Natividade, um cansaço súbito e sem motivo aparente, acompanhado de dores de garganta, diarreias e alergias; alterações psicológicas como ansiedade, depressão, alterações do sono, irritabilidade, letargia mental e impossibilidade de concentração, além de dores e fraqueza musculares, dores de cabeça constantes, tonturas ou náuseas e a diminuição do apetite podem ser um alerta do organismo.
“Esses sintomas, quando analisados separadamente, confundem e dificultam o diagnóstico. Mas quando realizamos uma avaliação global do paciente, percebemos que cada um deles está interligado e são efeitos da Síndrome de Fadiga Crônica”, disse.
Por estar relacionada ao sistema imunológico, que por sua vez impacta no sistema endócrino e no cérebro, a SFC pode afetar o metabolismo do organismo. “Quando submetidos a situações de estresse, esses dois sistemas podem responder com mudanças de comportamento que estariam relacionadas aos sintomas da síndrome”, explicou.
O primeiro passo para reverter a Síndrome da Fadiga Crônica é restabelecer o sistema imunológico inserindo na alimentação vitaminas e sais minerais essenciais para que as defesas do organismo estejam em total equilíbrio. “As Vitaminas C e B6, além de minerais como o zinco, por exemplo, são essenciais para a produção de linfócitos – células imunológicas. Portanto é importante ter uma alimentação rica nesses nutrientes e, em alguns casos, fazer a reposição por meio de complexos vitamínicos”, disse Natividade.

A prática de exercícios, alimentação balanceada, uma boa noite de sono e combate ao estresse por meio de técnicas de relaxamento ou atividades lúdicas e prazerosas são atitudes que combatem e previnem a Síndrome da Fadiga Crônica e ainda proporcionam uma vida mais saudável.

Síndrome do pânico atinge mais mulheres que homens

Síndrome de Sjogren atinge nove mulheres para cada homem

Estresse é contagioso, diz estudo

Nenhum comentário: