7.15.2012

SÍNDROME DO PÂNICO ATINGE MAIS MULHERES QUE HOMENS

Síndrome do pânico atinge mais mulheres que homens

A síndrome do pânico atinge 2% da população mundial. Saiba mais sobre esta doença!

Doenças relacionadas a transtornos depressivos são constantes no mundo de hoje e uma das mais perigosas é a Síndrome do Pânico. De acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS) este mal atinge aproximadamente 2% da população mundial, sendo que a incidência da doença é três vezes maior nas mulheres do que nos homens.
Para Laís de Siqueira Bertoche, especialista em Psiquiatria e Homeopatia, com pós-graduação em Hipnoterapia Regressiva, Terapia da Família e Constelação Familiar, “este é um cenário preocupante, principalmente porque estes transtornos podem levar a problemas de saúde mais sérios, como a Síndrome do Pânico”. Ainda segundo dados da OMS, os mais afetados pela doença são jovens no final da adolescência e adultos em torno dos 30 anos.

A especialista explica que os ataques são recorrentes, mas nem sempre se conhece o fator desencadeante da crise. Bertoche disse, também, que todos os animais, inclusive o homem, possuem um sistema de alerta, disparado quando há alguma ameaça à integridade física. Esta reação tem como finalidade proteger o organismo e preservar a vida. “Com frequência, a sensação de perigo iminente não é proporcional ao fato real e sim a um trauma antigo. Esta experiência traumática primária pode ter sido herança do campo de consciência da família de origem ou do inconsciente coletivo, considerado por alguns como sendo memórias de vidas passadas”, afirma.

Ainda segundo Laís Bertoche, o medo é uma antecipação de um sofrimento que já aconteceu, mas que permanece registrado na memória individual, familiar ou no inconsciente coletivo. Por isso, a Síndrome do Pânico pode ser vista como uma resposta de defesa da vida – sendo facilmente observadas todas as reações típicas de um organismo pronto para atacar ou fugir. “A memória é individual. Diante do mesmo evento, cada pessoa reage de uma maneira diferente. Algumas pessoas fazem estratégias para sair da situação, enquanto outras ficam paralisadas, sem esboçar reações”, observa a médica.

Crises de pânico
Durante as crises, a pessoa pode apresentar medo excessivo, sensação de morte e catástrofe iminente, sem que haja uma causa justificável. Outros sintomas incluem o medo de enlouquecer ou perder o controle, a sensação de irrealidade relacionada ao ambiente e de estranheza em relação a si mesmo.
Entre os sintomas físicos estão sudorese, palpitação, tremores, calafrios ou sensações de calor, sensação de falta de ar ou de asfixia, boca seca, náusea, dor abdominal, tontura e dor ou desconforto torácico. Dois em cada 10 casos têm a ocorrência de desmaios.

Segundo a médica, os sintomas deste mal podem ser confundidos com o infarto agudo do miocárdio, doenças da tireoide e arritmias. “É preciso fazer uma investigação completa para obter o diagnóstico correto. Na Medicina tradicional, costuma-se utilizar os antidepressivos. O tratamento Homeopático vem apresentando boas respostas”, disse.
“Outra alternativa para o tratamento da Síndrome do Pânico é a Terapia Transgeracional, uma abordagem psicoterapêutica que têm por objetivo agir na causa inconsciente que produziu o trauma, identificar e dissolver o bloqueio. O resultado é a libertação do sofrimento e o fim das crises”, acrescenta a especialista.

CLAUSTROFOBIA ATINGE MAIS MULHERES QUE HOMENS

Claustrofobia atinge mais mulheres que homens
Conheça os sintomas da claustrofobia e o seu tratamento.

A estreia da 12ª edição do programa Big Brother Brasil chamou a atenção para a claustrofobia. Durante o programa, um dos participantes, o representante comercial João Carvalho, não conseguiu terminar a prova da liderança devido à fobia. A claustrofobia não é uma doença, mas sim, um sintoma, geralmente acompanhado da agorafobia, ou seja, o medo de estar em um lugar público, cheio de gente, de onde não é possível sair facilmente. As mulheres tendem a sofrer mais com este problema que os homens.
De acordo com especialistas, este sinal precede situações que podem envolver uma crise de pânico. Ainda segundo especialistas, apesar de ser mais conhecida por temor a locais fechados como elevadores, trens e aviões, esta fobia também pode ocorrer quando a pessoa está cercada por muita gente. Em situações extremas os sintomas deste mal podem variar.
Sintomas da claustrofobia:
- Tremedeira nas mãos e pernas;
- Boca seca;
- Palpitações;
- Muito suor;
- Respiração acelerada;
- Tensão muscular;
- Vertigens acompanhadas de náuseas;
- Calafrios ou sensação de calor;
- Percepção distorcida do real;
- Impressão de que algo terrível vai acontecer;
- Confusão mental;
- Medo de um possível descontrole;
- Receio de morrer;
- Sensação de fraqueza.
Segundo Antonio Egídio Nardi, professor-adjunto do Instituto de Psiquiatria e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista à Agência UFRJ de Notícias, uma pessoa com claustrofobia pode não conseguir ficar em uma sala fechada, muitas vezes somente com a porta encostada. Em outras pessoas, a doença só vai se apresentar em situações mais agudas, com restrição dos movimentos, como um elevador cheio ou um exame de tomografia computadorizada.
Tratamento
Para quem sofre deste mal, o tratamento deve ser feito de acordo com suas doenças associadas, pois os sintomas podem só aparecer quando o paciente estiver deprimido ou em pânico, por exemplo. De acordo com o professor da UFRJ, as técnicas vão desde medicamentos e terapias de relaxamento, até o uso de tecnologias. O procedimento específico para o claustrofóbico chama-se Terapia Cognitiva Comportamental, usada também em outras fobias, fazendo com que o paciente vença o problema gradativamente.

ANSIEDADE PODE GERAR PÂNICO E FOBIAS

Ansiedade pode gerar pânico e fobias
Cuidar da ansiedade contínua é necessário!

Taquicardia, produção de suor, hiperventilação, aumento da pressão arterial, apreensão e inquietude. Se você sente esses sintomas com frequência, atenção: a ansiedade já faz parte da sua vida e pode acarretar alguns problemas sérios. Segundo Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociência e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), a ansiedade pode variar em intensidade e expressão conforme a importância que se atribui ao risco iminente.
De acordo com o psicólogo, é preciso prestar atenção na ansiedade quando esta for contínua e crescente no dia-a-dia. “A experiência clínica revela que a ansiedade crônica pode exercer uma influência significativa em comportamentos como isolamento social, distorções de percepção da identidade pessoal e alterações da crítica e do julgamento”, disse.
“Deve-se recorrer à psicoterapia quando a ansiedade e o sofrimento forem expressivos a ponto de limitar a vida diária pela presença de sintomas como distanciamento afetivo, estado de alerta contínuo, pensamentos indesejáveis, insônia, irritação e agressividade”, completou.
A demora em se tratar a ansiedade pode gerar sofrimentos mais graves como o pânico, a depressão, fobias específicas, transtornos psicossomáticos, de estresse pós-traumático, entre outros.
Em tempos de fortes pressões e novas necessidades, a ansiedade pode atingir vários departamentos da vida e, em especial, o campo familiar e profissional. De acordo com o Dr. Julio Peres, os eventos mais associados à ansiedade das pessoas que o procuram são: separação conjugal (infidelidade); decepções (quebra de confiança); mudanças drásticas de vida (cirurgias, enfermidades, perda de emprego); pressões no trabalho; conflitos familiares (discussões graves, brigas); perda de entes queridos (especialmente familiares); abortos; violência e acidentes.
Segundo Peres, a auto-indução de relaxamento, com foco na respiração tranquila, apoiada por pensamentos suaves como, “eu me sinto tranqüilo e seguro”, pode ajudar, assim como a consciência dos momentos simples e agradáveis do dia a dia também ajudam a resgatar o referencial adormecido do bem-estar.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade? Peres explica que “falar sobre as ocorrências que geram ansiedade ameniza gradativamente a expressão emocional desregulada e à medida que o individuo verbaliza, a organização mental se configura”.


Nenhum comentário: