12.06.2012

Os benefícios das frutas: Descubra o poder de algumas delas!


  • MARACUJÁ PARA REDUZIR O ACÚMULO DE GORDURA

    Maracujá para reduzir o acúmulo de gordura
    Saiba tudo sobre esta fruta!

    O maracujá é uma das frutas mais comuns na nossa rotina, mas que pouco conhecemos. Consumido principalmente em sucos, ele é uma ótima opção para quem quer emagrecer. Repleto de fibras solúveis, ele atua diretamente na absorção da gordura pelo organismo, fazendo com que eliminemos a maior quantidade possível deste nutriente.

    Estas fibras, que se concentram na parte branca da casca e são chamadas de pectina, quando ingeridas, misturam-se à água presente no estômago e formam um gel capaz de retardar o esvaziamento gástrico, mantendo-nos saciados por muito mais tempo. Isso significa que, mesmo auxiliando na perda de peso, o maracujá faz com que este processo ocorra de maneira moderada, porém eficiente, do jeito que deve ser.

    Existem diversas maneiras de consumir a fruta, seja no suco, como já estamos acostumados, misturando o seu sabor a pratos tradicionais, como filé de frango ou carne, no molho de uma massa ou de uma salada e, ainda, em vitaminas e iogurtes. Mas, um jeito que vem fazendo a cabeça de muitas pessoas é através da farinha.

    Este alimento pode ser encontrado pronto em mercados ou lojas de produtos naturais e é super acessível ao bolso. Basta misturá-la aos alimentos que já fazem parte da sua rotina para obter todos os benefícios do maracujá de maneira intensificada.

    Vale lembrar que para alcançar o resultado esperado, é preciso manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Assim como qualquer outro produto, a farinha de maracujá, assim como qualquer outro alimento, não é capaz de fazer milagres.

    Aprenda a fazer a farinha de maracujá

    Ingredientes

    6 maracujás lavados
    1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
    Água o suficiente


    Modo de preparo

    Lave bem os maracujás com água e deixe-os de molho por 20 minutos em uma bacia com mais água e o bicarbonato. Retire a poupa e guarde para fazer suco. Coloque as cascas em uma assadeira e leve-as ao forno médio por cerca de 30 minutos. Retire, espere esfriar e bata no liquidificador até virar pó. Passe por uma peneira e guarde em um recipiente escuro e com tampa, dentro da geladeira, por, no máximo, um mês.
  • ..

    5 RAZÕES PARA CONSUMIR ABACATE

    5 razões para consumir abacate
    O abacate tem o poder de bloquear o LDL. Confira outros benefícios!

    Sempre temido pelo alto valor calórico, o abacate passou a ser uma incógnita no nosso cardápio. Afinal, ele está liberado ou não? De acordo com especialistas, nada em exagero faz bem, nem mesmo o abacate. Já, se você sofre de alguma doença que esteja relacionada a sua alimentação, como diabete e colesterol, tudo vai depender das orientações de seu médico.
    Confira 5 razões para consumir abacate:
    • Pouca gente sabe, mas alguns óleos vegetais, como o óleo de abacate, têm grande compatibilidade com a pele por serem ricos em ácidos graxos essenciais, conhecidos como ômegas, que ajudam a recompor a barreira lipídica das peles secas, além de serem emolientes, anti-inflamatórios e cicatrizantes.
    • Do abacateiro se aproveita tudo, desde folhas e brotos – com propriedades digestivas e reguladoras da menstruação – até o caroço, que tostado e moído pode ser usado no combate à diarreia.
    • A fruta tem componentes capazes de reduzir os danos causados no fígado por doenças como a hepatite (que atinge cerca de 1,5% da população mundial).
    • Rico em gordura monoinsaturada, além de bloquear o LDL, o colesterol ruim, que pode entupir as artérias, mantém os níveis do HDL, colesterol bom.
    • O abacate é também uma das maiores fontes de glutadiona – um poderoso antioxidante que, segundo estudos americanos, bloqueia agentes cancerígenos. Como tem muito potássio, protege o organismo contra derrames e é ótimo para quem faz atividade física porque evita câimbras.

  • O PODER MEDICINAL DO ABACAXI

    O poder medicinal do abacaxi
    Ele ajuda a reduzir o colesterol, combate resfriados e, de quebra, previne o envelhecimento precoce.

    Uma das frutas mais tradicionais na mesa dos brasileiros é capaz de fazer verdadeiros milagres quando se trata da nossa saúde. O abacaxi é uma daquelas opções baratas e versáteis que pode e deve marcar presença na nossa lista de compras semanal. Além de ajudar no emagrecimento, o abacaxi é um aliado para reduzir o colesterol, evitar gripes e resfriados e, ainda, atua como antioxidante.
    O poder medicinal do abacaxi
    Reduz o colesterolPossui fibras solúveis que atuam diretamente no sangue, evitando a aglomeração de gordura no organismo.
    Receita
    No liquidificador, bata 400 ml de água, 1 xícara de chá de acerola, 2 rodelas de abacaxi e suco de 1 limão. Coe e tome 1 copo 2 vezes ao dia.
    Evita gripes e resfriado
    O abacaxi é rico em vitamina C, que reforça a defesa do organismo imunizando-o contra diversas doenças, como a gripe e o resfriado.
    Receita
    No liquidificador, bata 2 rodelas de abacaxi, 2 folhas de hortelã e ½ litro de água. Tome 1 copo, 2 vezes ao dia, após as refeições.
    Antioxidante
    A vitamina A, presente em grande quantidade na fruta, age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer.
    Receita
    No liquidificador, bata 2 rodelas de abacaxi, 1 folha de couve lavada, ½ maçã sem casca e sem sementes e 200 ml de água. Coe e tome a qualquer hora do dia.     sementes e 200 ml de água. Coe e tome a qualquer hora do dia.   

    FRUTAS VERMELHAS PARA COMBATER A GLICOSE E O COLESTEROL

    Frutas vermelhas para combater a glicose e o colesterol
    Elas são verdadeiras aliadas da nossa saúde.

    Melancia, morango, pitanga, acerola, maçã, ameixa e até a jabuticaba! As frutas conhecidas como “frutas vermelhas” são consideradas por pesquisadores grandes amigas do nosso coração. Elas podem ajudar na redução do açúcar no sangue, no combate ao colesterol ruim (LDL) e ainda na prevenção de doenças do coração.
    Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade de Campinas) comprovou, a partir de exames feitos em ratinhos de laboratório, que o pó feito da casca da jabuticaba, fruta nativa do serrado brasileiro, é capaz de reduzir a glicose do sangue.  Além disso, a pesquisa ainda concluiu que através de uma dieta que inclui uma substância que compõe a casca da fruta, chamada antocianina, é possível diminuir os níveis de colesterol. Segundo os pesquisadores da universidade, esta substância combate os radicais livres e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
    As frutas vermelhas, em geral, já são consideradas importantes para uma alimentação saudável por conterem fibras, água e grande quantidade de vitaminas e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células.
    “Quanto mais fresca for a fruta, mais nutrientes ela contém. Mas, se o jeito for tomar um copo de suco de uma dessas frutas, sem conservantes, já está muito bom”, ressalta a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta. De acordo com ela, o recomendado é consumir essas frutas, pelo menos, três vezes por semana
  •  

    MELANCIA PARA REDUZIR O INCHAÇO DA BARRIGA

    Melancia para reduzir o inchaço da barriga
    Descubra o poder desta delícia!

    Verão combina com calor, que combina com hidratação, não é mesmo? Até porque, manter o corpo hidratado é fundamental para quem precisa emagrecer. Os líquidos aumentam a nossa saciedade, deixando-nos sem fome por mais tempo; atuam diretamente no funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço na barriga; e, ainda, ajudam o organismo a metabolizar as gorduras armazenadas no nosso corpo.

    Mas, este líquido não precisa ser proveniente apenas da água mineral. Chás, sucos naturais e frutas também podem ser grandes aliados na hora de hidratar o organismo. A melancia, por exemplo, é a fruta que melhor desempenha este papel, pois possui cerca de 90% de água. Sem contar que é muito rica em minerais que auxiliam no equilíbrio do funcionamento orgânico.

    A melancia contém grande quantidade de potássio, nutriente que age diretamente na redução de inchaço da barriga. Já o fósforo e o magnésio atuam na formação dos ossos e protegem contra problemas cardiovasculares. Para quem quer emagrecer, esta é uma excelente notícia, já que com ossos fortes e o coração funcionando a todo vapor, a prática de exercícios fiscos fica bem mais fácil e agradável.

    Além disso, cada 100 gramas de melancia contêm apenas 31 calorias, por isso é uma ótima escolha na hora de incluir frutas na sua dieta. Que tal optar pela fruta na hora do lanche ou como sobremesa no verão? A melancia também combina com as folhas verdes e, por isso, pode ser um ingrediente diferente para a sua salada!
  • FRUTAS MAIS CALÓRICAS

    Frutas mais calóricas
    Confira uma lista com as 10 frutas mais calóricas!

    Elas são ricas em fibras, têm grande quantidade de água e, por isso, são muito importantes para nossa saúde.  As frutas fazem parte de toda dieta balanceada. Docinhas, azedinhas, servem como sobremesa ou como lanche. Mas, o consumo indiscriminado destas delícias pode atrapalhar na dieta de perda de caloria, muitas delas são tão calóricas quanto uma fatia de bolo de chocolate, que tem 235 calorias! Compare:
    Porções de 100 gramas
    1. Açaí: 247 calorias
    2. Abacate: 162 calorias
    3. Banana maça: 114 calorias
    4. Pera 98 calorias
    5. Cereja: 96, 9 (em calda essas calorias vão às alturas: 252,9)
    6. Banana nanica 87 calorias
    7. Uva vermelha 79 calorias
    8. Caqui chocolate: 74,4 calorias
    9. Manga rosa 70,3
    10. Maçã vermelha 64 calorias.
    Para acertar na escolha das frutas a nutricionista Lilian Assis tem uma dica: “O ideal é fazer porções menores para o consumo de frutas como essas. E as pessoas não podem esquecer que estas calorias não incluem o açúcar que muitos adicionam a frutas como o abacate, que tem sabor salgado”.
  • Banana
    Informações sobre a Banana, características, vitaminas, benefícios e propriedades

    banana
    Banana: rica em potássio e fibras
      CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Liliopsida
    Ordem: Zingiberales
    Família: Musaceae
    Gênero: Musa
    INFORMAÇÕES
    A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.
    Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
    Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
    Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
    Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
    Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
    São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
    Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.
    A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
    A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
    Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
    A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.

Nenhum comentário: