12.06.2012

Anvisa suspende marca de implantes usados para preenchimento de rugas

Saúde pública

Fabricação dos produtos estéticos da marca Biossimetric não seguem as normas estipuladas pela agência regulatória brasileira

rugas
Estética: Anvisa suspende todos os lotes de marca de implantes usados como preenchimento de rugas e maçãs do rosto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, venda, divulgação e uso do implante utilizado para preenchimentos faciais em tratamentos estéticos da marca Biossimetric, produzido pelo laboratório MTC Medical. Segundo a agência, o produto não é fabricado conforme o registro concedido pelo órgão havia determinado, representando um "elevado grau de risco para a saúde dos usuários".
A Anvisa ainda determinou que todos os lotes do produto que ainda estão no mercado ou que não foram implantados devam ser recolhidos. A decisão foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU), data a partir da qual a medida deve entrar em vigor.
De acordo com Lucia Mandel, dermatologista e colunista do site de VEJA, o produto é um polimetilmetacrilato e pode ser aplicado sob as rugas para torná-las mais suaves ou então fazer com que elas desapareçam. O implante também costuma ser aplicado em regiões como maçã do rosto, por exemplo.
No entanto, de acordo com a médica, é mais comum que os especialistas optem por preenchimentos de ácido hialurônico. "Apesar de bons médicos utilizarem o polimetilmetacrilato, praticamente todos os que eu conheço preferem o ácido hialurônico. Particularmente, eu opto por esse material, pois ele apresenta menos chances de reação alérgica, não migra para outras regiões da face e não é definitivo", disse Lucia Mandel ao site de VEJA.
Resposta do fabricante — Procurado pelo site de VEJA, o laboratório MTC Medical afirmou que tomou conhecimento da suspensão da Anvisa e declarou que "todas as exigências impostas peça agência reguladora sempre foram atendidas de imediato, fato este que nos credenciou a receber o CBPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) emitido por essa mesma agência". A empresa ainda afirmou que seu "corpo jurídico está entrando em contato com a agência reguladora para saber o motivo do ocorrido."
 

Nenhum comentário: