12.06.2012

Cigarro associado ao álcool piora a ressaca do dia seguinte


As chances de apresentarem sintomas como náuseas e dores de cabeça com maior intensidade são maiores para os que fumam enquanto bebem


Os pesquisadores chegaram à conclusão após analisarem os dados de 113 estudantes universitários
Foto: Reuters/Vincent West
Os pesquisadores chegaram à conclusão após analisarem os dados de 113 estudantes universitários Reuters/Vincent West
RIO - Uma pessoa que fuma enquanto bebe pode ter uma ressaca pior no dia seguinte do que aquelas que não consomem os dois ao mesmo tempo. A conclusão é da Universidade Brown, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores chegaram à conclusão após analisarem os dados de 113 estudantes universitários. Por oito semanas, os voluntários relataram, pela internet, o consumo de álcool e cigarro, além de episódios de ressaca. De acordo com o estudo, quando os participantes abusavam da bebida, eles consumiam entre cinco e seis latas de cerveja em um período de uma hora.
Os cientistas ressaltam nem todas as pessoas que consomem bebida alcoólica apresentam os mesmos sintomas e na mesma intensidade na manhã seguinte. Entre os característicos, náusea, fadiga e dor de cabeça. Segundo eles, não está claro o motivo pela qual as consequências do álcool são diferentes entre os indivíduos. Acreditam, porém, que o cigarro possa ser um dos fatores.
Os autores alertam que os resultados são preocupantes, já que a ressaca afeta, a curto prazo, habilidades como atenção e reflexos, além de poder prejudicar o desempenho intelectual de um indivíduo.

Nenhum comentário: