12.04.2012

HORROR: GUERRA QUÍMICA

Síria se prepara para guerra química, dizem os Estados Unidos


Rebeldes sírios carregam corpos das vítimas 
do último ataque de Assad na cidade de Homs 
(Foto: AP Photo/Lens Yong Homsi)
Observadores internacionais e países do Oriente Médio estão em alerta. O governo sírio começou a produzir o gás sarin, muito usado em guerras químicas, segundo um oficial americano, citado pela revista Wired. O temor é que o material seja usado pelo presidente Bashar al-Assad contra seu próprio povo, que está nas ruas pedindo mudanças no governo desde 2011. Milhares de pessoas já morreram nos conflitos.
O sarin é uma substância tóxica, formada pela mistura de álcool com difluoreto de metilfosfonila, e ataca o sistema nervoso. Os componentes eram armazenados em locais diferentes na Síria, mas isso mudou na última semana. De acordo com o oficial americano, que não foi identificado pela Wired, o país já fez a combinação com parte do arsenal. “Nós não sabemos qual é a intenção. [...] Fisicamente, eles já chegaram ao ponto em que podem carregar o gás num avião e liberá-lo”, disse.
Em julho, o regime de Assad advertiu publicamente que pode usar suas armas químicas para parar de forças “externas” de interferir na sangrenta guerra civil da Síria.
>> Mais notícias sobre a Síria
Em discurso hoje, na Universidade de Defesa Nacional em Washington, o presidente americano Barack Obama mandou um recado para a Síria. “Quero deixar absolutamente claro para Assad e os que estão sob seu comando: o mundo está vendo. O uso de armas químicas é e será totalmente inaceitável. E se você cometer esse erro trágico, haverá consequências e você será responsabilizado”, disse, segundo a rede de TV CNN.
Até então, a movimentação estava discreta, diz a Wired. O Egito já ordenou para aviões comerciais com destino ao país darem a volta. Oficiais israelenses montaram um plano para que jordanianos atacar as áreas onde os sírios guardam as substâncias químicas, informou a revista Atlantic.
Para a revista Wired, o governo de Assad tem dado sinais de perda de força. Na última semana, ele conseguiu derrubar a internet do país, que é usada pelos rebeldes não só para documentar as atrocidades do regime, mas para disseminar táticas de treinamento e para espalhar a sua propaganda. Agora, o que era possibilidade remota de ação para Assad está preocupando as demais nações.

Nenhum comentário: