12.08.2012

Lentes de contato especiais podem recuperar a visão

Discos vêm carregados com células-tronco que se enxertam nos olhos. Técnica, dizem cientistas britânicos, pode ajudar milhões de pessoas com cegueira



A tecnologia foi desenvolvida para o tratamento de lesão da córnea
Foto: Fabio Seixo/27-09-2002

A tecnologia foi desenvolvida para o tratamento de lesão da córnea 
RIO - Lentes de contato carregadas com células-tronco podem reparar problemas de visão. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Os autores divulgaram, em comunicado, que a nova técnica pode ajudar milhões de pessoas a recuperar males dos olho.
A tecnologia foi desenvolvida para o tratamento de lesão da córnea, a camada transparente na parte frontal do olho, o que é uma das principais causas da cegueira no mundo. Com o novo implante, que imita as características estruturais do órgão, os investigadores desenvolveram um método para a produção de membranas finas delicadas que ajudam a enxertar as células sobre o próprio.
Através de uma série de técnicas complexas, os pesquisadores são capazes, então, de criar um disco de material biodegradável que pode ser fixado sobre a córnea. Uma característica fundamental deste novo disco é que ele contém pequenas bolsas para abrigar e proteger as células-tronco, o que as mantêm nos olhos.
— O disco tem um anel externo contendo depósitos em que as células retiradas do olho saudável de um paciente podem ser colocadas — revela Ilida Ortega Asencio, um dos criadores da lente.
Para alguns pacientes, porém, o tratamento pode falhar depois de alguns anos, quando os olhos reparados não conseguem mais reter as células-tronco.

Nenhum comentário: