6.21.2013

Um quarto dos sobreviventes de ataques cardíacos desenvolve transtorno de estresse pós-traumático

Aqueles que sofrem do transtorno também dobram as chances de ter um ataque cardíaco, aponta estudo

O GLOBO

Reclusão é um dos sintomas do transtorno do estresse pós-traumático
Foto: Fábio Rossi/12-05-2005
Reclusão é um dos sintomas do transtorno do estresse pós-traumático Fábio Rossi/12-05-2005
Quase um em cada quatro pacientes que sofrem um derrame ou ataque cardíaco posteriormente experiencia sintomas de um transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), aponta um estudo. Antes compreendida como uma condição que afetava soldados e vítimas de eventos traumáticos, como assaltos, a pesquisa mostra que a síndrome está muito além do que se conhece.
Além disso, a pesquisa do Centro Médico da Universidade de Columbia descobriu que os que sofrem do transtorno também dobram as chances de no futuro ter um ataque cardíaco nos três anos subsequentes.
- O transtorno é comum entre sobreviventes de ataques cardíacos e contribui para dobrar o risco de um futuro evento cardíaco com morte entre um e três anos - disse ao Daily Mail, o professor assistente de medicina comportamental da universidade, Donald Edmondson, autor do estudo.
O TEPT é um transtorno de ansiedade causado pela exposição a um evento traumático. Sintomas comuns incluem pesadelos, reclusão, tentativa de evitar estímulos que lembrem o evento, assim como ritmo cardíaco acelerado e pressão alta.

Nenhum comentário: