12.25.2013

Comeu demais? Nutricionista dá dicas para encarar o 'dia seguinte'

Sucos desintoxicantes são uma opção para ajudar na recuperação.
Excesso na alimentação retarda a digestão e causa aumento de peso.

John Pacheco Do G1 AP

Suco desintoxicante indicado para facilitar a digestão de alimentos (Foto: John Pacheco/G1)Suco desintoxicante indicado para facilitar a digestão de alimentos (Foto: John Pacheco/G1)
O exagero de comidas e bebidas nas festas de fim de ano tem um preço: a intoxicação alimentar. A nutricionista funcional Amandha Furtado explica que sentir dores ou incômodos no corpo após uma festa é sinal de alimentação inadequada. Mas devido ao período de Natal e Ano Novo é inevitável que exageros aconteçam. Para amenizar as consequências dos excessos de fim de ano, a nutricionista dá a dica de sucos desintoxicantes para uma rápida recuperação e adequação do corpo para “encarar a próxima”.
Mistura de frutas e vegetais ajuda na limpeza do corpo (Foto: John Pacheco/G1) 
Mistura de frutas e vegetais ajuda na limpeza do
corpo (Foto: John Pacheco/G1)
Os sucos, de rápido preparo, são feitos através da combinação de frutas e vegetais, tudo para obter o máximo aproveitamento dos nutrientes que auxiliam na limpeza do corpo. “Para quem exagerar na bebida alcoólica, tem que pensar que ela é composta de caloria vazia, que não contribui com a nutrição. Além disso, quem bebe é propenso a retenção de líquido, causando inchaço no corpo”, explica Amandha.
Nesse caso, o suco desintoxicante recomendado é feito com apenas três ingredientes: cenoura, abacaxi e gengibre. “O betacaroteno da cenoura auxilia no funcionamento do fígado, que é o órgão responsável por combater as toxinas do corpo. O abacaxi ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo e o gengibre é antinflamatório e ajuda a desinchar o corpo”, destaca a nutricionista.
Chef Aline Lobo e a nutricionista Amandha Furtado (Foto: John Pacheco/G1)Chef Aline Lobo e a nutricionista Amandha Furtado (Foto: John Pacheco/G1)
O suco, para aplicar as funções desintoxicantes, deve ser tomado pela manhã do dia seguinte ao excesso, e por mais 2 vezes no mesmo dia. O hábito pode ser mantido diariamente, o que pode garantir melhorias para a digestão.
O excesso de comida também causa efeitos ruins no corpo, como a demora na digestão e o aumento de peso. Para combater isso, é recomendável um suco à base de abacaxi, maçã, couve, hortelã e gengibre. Os ingredientes realizam a desintoxicação do fígado e ajudam na correta digestão dos alimentos.
Suco desintoxicante diurético (Foto: John Pacheco/G1) 
Suco desintoxicante diurético, feito com cenoura,
abacaxi e gengibre (Foto: John Pacheco/G1)
Suco desintoxicante diurético
1 cenoura pequena
2 rodelas grandes de abacaxi
1 lasca de gengibre

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador. Não precisa coar e nem acrescentar açúcar ou adoçante

 
 
Suco desintoxicante pós-refeição, feito com frutas e vegetais (Foto: John Pacheco/G1) 
Suco desintoxicante pós-refeição, feito com frutas
e vegetais (Foto: John Pacheco/G1)
Suco desintoxicante pós-refeição
2 rodelas grandes de abacaxi
1 maçã
2 folhas de couve
1 ramo médio de hortelã
1 lasca de gengibre

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador. Não precisa coar e nem acrescentar açúcar ou adoçante


Nenhum comentário: