12.27.2013

Droga da juventude reverte sinais de envelhecimento

  • Cientistas da Universidade de Harvard mostram em experiência que uma substância é capaz de retroceder a idade de camundongos

O GLOBO 


Degaste celular leva ao envelhecimento e ao aparecimento de doenças à medida que o tempo passa
Foto: Stockphoto

Degaste celular leva ao envelhecimento e ao aparecimento de doenças à medida que o tempo passa Stockphoto
BOSTON - Cientistas americanos encontraram uma forma de reverter o processo de envelhecimento em mamíferos. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram fazer camundongos voltarem ao tempo quando deram uma substância que melhora a comunicação dentro da célula e impede o seu desgaste.
- O processo de envelhecimento que nós descobrimos funciona como um casal: quando eles estão jovens, se comunicam bem, mas convivendo num mesmo espaço por muito tempo, a comunicação se deteriora - compara o professor de Genética da Escola Médica de Harvard, David Sinclair, coordenador do estudo. - E como num casal, restaurar a comunicação resolve o problema.
Eles descobriram que o DNA nuclear - encontrado no núcleo da célula - e o DNA mitocondrial - de outras partes da célula - param de se comunicar à medida que envelhecemos. Isto, ao longo do tempo, diminui a habilidade da célula de produzir energia, e aparecem sinais da idade e doenças relacionadas ao envelhecimento, como mal de Alzheimer e diabetes.
Os problemas nesta comunicação ocorrem pelo esgotamento da uma proteína chamada NAD, cujos níveis caem naturalmente com a idade. No experimento, eles deram ao camundongo uma substância que se converte sozinha em NAD, e isto restaurou a rede de comunicação. Depois de apenas uma semana, animais de 2 anos passaram a ter o tecido corporal de apenas 6 meses. Em anos humanos, isto seria o mesmo que um indivíduo de 60 anos se transformasse num de 20.
Os pesquisadores estão agora investigando os resultados a longo prazo de administração do NAD em camundongos e explorando se a substância pode ser usada para tratar doenças mitocondriais raras ou algumas outras doenças, tais como diabetes tipo 1 e 2. O estudo publicado na “Cell” argumenta que a força muscular poderia retornar com um tempo mais longo de tratamento. Os testes clínicos estão previstos para começar em 2015.
Tratamento de doenças mitocondriais
As mitocôndrias são a fonte de energia da célula, responsáveis por realizar funções biológicas essenciais. Elas abrigam parte do nosso material genético, que tem papel importante no processo de envelhecimento. Antes, os pesquisadores não acreditavam que o processo poderia ser revertido, principalmente devido à teoria de que os males relacionados à idade são o resultado de mutações no DNA mitocondrial e que essas mutações não podem retroceder.
Mas se a substância era administrada antes que as mutações se intensificassem, alguns aspectos do envelhecimento puderam ser revertidos na experiência. Ao examinar o músculo do camundongo de 2 anos que recebeu o NAD por uma semana, os pesquisadores notaram melhora em fatores como resistência a insulina, inflamações e perda muscular.

Descoberta ao acaso
Os pesquisadores já vinham estudando um grupo de genes conhecidos como sirtuínas, que controlam processos celulares. Um destes genes é o SIRT1, que foi removido em camundongos. A resposta esperada era notar sinais da idade nos animais, mas isso só ocorreu no DNA mitocondrial e não na célula inteira.
Foi quando eles que começaram a investigar as causas para isso e se depararam com um vasto sistema da comunicação celular. Ele viram que à medida que envelhecemos, os níveis da substância NAD cai. Sem NAD suficiente, o SIRT1 (que funciona como uma espécie de segurança) não consegue mais bloquear a interferência na comunicação de uma outra molécula, chamada HIF-1. Com a ação mais forte do HIF-1, ocorrem problemas na comunicação do DNA mitocondrial e do núcleo, reduzindo a capacidade da célula de produzir energia e aumentando os sinais de envelhecimento.
- Este componente do processo de envelhecimento nunca tinha sido descrito antes - comentou Ana Gomes, pesquisadora de Harvard.
Entretanto, esta não poderia ser a cura definitiva para o envelhecimento. Outros aspectos, como o encurtamento dos telômeros (proteção do DNA) ou danos ao DNA não poderiam ser revertidos.
- O envelhecimento é um processo multifatorial, não vem de apenas um componente, então é difícil focar no todo - afirmou Ana à BBC.

Cientistas conseguem reverter o envelhecimento com sucesso em ratos.

Pesquisadores descobriram uma substância natural capaz de desfazer os efeitos do tempo no corpo dos animais.

Cientistas conseguem reverter o envelhecimento com sucesso em ratos

Cientistas conseguem reverter o envelhecimento com sucesso em ratos
Sabemos que o envelhecimento é um processo inevitável pelo qual todos nós passamos. Mas o que significa envelhecer? De acordo com o Dr. David Sinclair, professor de Genética da Harvard Medical School, é a falta de oxigênio que indica para nossas células quando é a hora de partir.

Sem oxigênio, as mitocôndrias – que são uma espécie de motor das células – se tornam menos eficientes na transformação de combustível, como a glucose, em energia para que tudo funcione adequadamente. Até que chega o momento em que elas param completamente.

Porém, Sinclair e sua equipe encontraram pela primeira vez uma maneira de reverter – ou pelo menos retardar – esse processo. De acordo com o estudo publicado no periódico Cell, um composto naturalmente encontrado em células jovens é capaz de “rejuvenescer” células velhas.

O método científico.


Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores trabalharam com ratos e descobriram que administrar uma substância chamada dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD, em inglês) durante uma semana em ratos mais velhos foi suficiente para fazer com que animais de dois anos de idade apresentassem tecidos compatíveis com animais de seis meses. Se fizermos um paralelo com os humanos, isso seria o mesmo do que fazer com que as células de uma pessoa de 60 anos voltassem a ter apenas 20 anos.

O cientista responsável pelo estudo explica que conforme os mamíferos envelhecem, os níveis de NAD caem em 50%. Com a falta da substância, a comunicação entre a célula e as mitocôndrias também fica prejudicada. Dessa maneira, as células se tornam mais vulneráveis ao envelhecimento e sintomas como inflamações, desgaste muscular e diminuição do metabolismo podem aparecer.

Porém, ao reintroduzir as quantidades certas de NAD nas células, o envelhecimento pode ser revertido. “Quando damos a molécula, as células pensam que os níveis de oxigênio estão normais e tudo se reverte”, explica o pesquisador.

Imortalidade?


Enquanto o NAD pode ser a chave para a eterna juventude, Sinclair também investiga os efeitos do resveratrol – um composto facilmente encontrado no vinho tinto. Porém, o cientista ressalta que nada disso significa a imortalidade das células. “Eu não iria tão longe. O que faz com que a reversão do envelhecimento seja interessante é o fato de que isso nos dá mais do tempo que estamos procurando”, comenta ele.

A próxima etapa da pesquisa consiste em adicionar NAD à água dos ratos e analisar se isso faz com que eles levem mais tempo para apresentar as tradicionais doenças associadas ao envelhecimento. Essa análise pode trazer resultados importantes para aqueles que estudam diferentes tipos de câncer, já que os tumores costumam se formar em condições com pouco oxigênio e são mais comuns em pessoas mais velhas.

A boa notícia é que, por ser uma substância naturalmente presente nas células que apenas diminui com o passar do tempo, o NAD não apresenta efeitos colaterais significativos, o que faz com que os pesquisadores estejam otimistas quanto à administração do composto às pessoas.

“Se um corpo está enfraquecendo vagarosamente e perdendo a habilidade de se autorregular efetivamente, nós podemos colocá-lo de volta nos trilhos como se ele tivesse 20 ou 30 anos”, conclui Sinclair.

FonteTime Cell



Nenhum comentário: