12.23.2013

Saiba como usar o colírio corretamente.


Durante a época de férias é comum as pessoas frequentarem praias e piscinas. Para minimizar o efeito de olhos vermelhos que o cloro ou sal provocam, acabam fazendo uso indiscriminado de colírios. 
Veja abaixo um release sobre como aplicar colírio corretamente.  Todo colírio é um medicamento e deve ser seguido rigorosamente a indicação de um oftalmologista e a forma de aplicação.
Caso tenha alguma dúvida ou precise de maiores informações, coloco-me à disposição.

Saiba como aplicar corretamente o colírio nos olhos
Além de o paciente obter resultado eficaz, evita o desperdício do produto
Pingar o colírio pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Alguns pacientes instilam o líquido no canto do olho e não é recomendado, pois pode ocasionar contaminações. Outros, se não estiverem na frente do espelho erram o alvo, desperdiçando o produto.
É preciso consultar um oftalmologista para verificar qual o tratamento mais indicado, conforme os sintomas apresentados, pois cada colírio, assim como qualquer outro medicamento, atende a uma necessidade específica. Os colírios que não precisam de receita médica, como as lágrimas artificiais com funções osmoprotetoras e lubrificantes, devem ser usados apenas depois da indicação de um profissional, afinal, deixar de sentir um incômodo pelo uso do produto não significa que a causa está sendo tratada. Prestar atenção no prazo de validade é outra dica importante para não causar qualquer transtorno à saúde.
Para não cometer erros e certificar-se de que o colírio terá o efeito desejado, siga o passo a passo de como a aplicação do produto deve ser feita:
1) Antes de pingar o colírio é imprescindível que as mãos estejam limpas, livres de qualquer resíduo que possa contaminar o olho ou a embalagem do colírio
imagem 01
2) Inclinar a cabeça para trás e olhar para cima
imagem 02
3) Com a ponta dos dedos, puxar suavemente a pálpebra para baixo até formar uma “bolsa”
imagem 03
4) Pingar a gota suavemente. Ter cuidado para não deixar a ponta do frasco tocar nos olhos, evitando assim possível contaminação
imagem 04
5) Manter os olhos fechados por aproximadamente 30 segundos para que o colírio seja absorvido totalmente
imagem 05
6) Instilar somente o número de gotas prescrito pelo oftalmologista
imagem 06
7) Caso o paciente esteja utilizando algum outro colírio, esperar cinco minutos antes de colocar a próxima gota
imagem 07
Importante: Caso o colírio utilizado seja destinado para o tratamento do glaucoma é aconselhável comprimir o ponto lacrimal que fica na pálpebra inferior, no lado mais próximo ao nariz, visando uma menor entrada do colírio na mucosa nasal e, consequentemente, uma menor absorção da medicação na corrente sanguínea.







Nenhum comentário: