2.18.2015

Exercício físico para espantar preguiça na Quarta de Cinzas

Exercício físico para espantar preguiça após os dias de folia

Compressas de gelo e água quente são opções para aliviar as dores nas costa e nas pernas

O DIA
Rio - Antes de o Carnaval começar, o jornal O DIA aconselhou seus leitores a beber bastante água e usar calçados confortáveis para enfrentar a maratona de blocos de rua. Se você não seguiu as dicas e acordou nesta Quarta-feira de Cinzas com dores nas pernas e nas costas, o remédio é espantar a preguiça e ir para a rua praticar atividades físicas. Gelo e compressas com água quente também são opções complementares.
Segundo o fisioterapeuta Diego Torres, as dores são fruto da sobrecarga imposta aos músculos dos membros inferiores e à região lombar pelas muitas horas em pé em blocos ou nas arquibancadas do Sambódromo. O problema também é agravado pelo baixo consumo de água durante os dias de festa. “A desidratação pela ingestão de álcool exacerba as dores que o folião vai sentir”, diz o especialista.
Para se ver livre delas rapidamente, a receita é fazer alongamentos e caminhadas leves, o que o profissional chama de repouso ativo. “Muita gente acha que repousar significa passar o dia inteiro em cima da cama, sem fazer nada. Mas o ideal é que a pessoa se exercite de forma moderada por alguns dias”, afirma.
SEM USO DE MEDICAMENTOS
O fisioterapeuta explica que a prática de atividade física é capaz de aliviar dores lombares e nas pernas sem o uso de medicamentos, que devem ser evitados ao máximo em prol de recursos alternativos, diz Diego. “Além de dar prazer, a endorfina, que é liberada quando se faz qualquer exercício aeróbico, também tem ação analgésica e trata boa parte dos problemas musculares”, garante.
Caso a dor seja muito intensa, o folião desprevenido pode combinar as caminhadas com outros métodos, de acordo com a natureza do problema. “As condições mais agudas, como as entorses, pedem uso de gelo no local. Já dores generalizadas podem ser resolvidas com compressas de água quente”, aponta o especialista.
Outras técnicas indicadas contra as dores são submersão em tanque de gelo e prática de acupuntura. Buscar um fisioterapeuta também pode ajudar e resolver o problema a longo prazo.
“Uma avaliação minuciosa e o tratamento individualizado auxiliam o paciente a se manter longe das dores por esforço físico”, explica o profissional.
RESSACA
Problemas musculares não são os únicos incômodos com que o folião se depara hoje. Combater os efeitos da ressaca é também problema para quem bebeu em excesso. Há uma lista de comidas e líquidos que amenizam os efeitos.
O álcool tem efeito diurético e, para repor sódio e potássio, a dica é ingerir água de coco para recompor os minerais perdidos. A banana também ajuda a recuperar o potássio.
Outro efeito maléfico do álcool é ‘retirar’ açúcar do sangue. Para recuperar carboidrato, o folião pode comer macarrão e pão, além de frutas. Já para ajudar o fígado a desintoxicar o organismo a dica é ingerir espinafre. O vegetal tem ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que fortalecem o órgão e ajudam a eliminar os sintomas da ressaca. 

Nenhum comentário: