6.01.2015

Fabricação de xampu




Xampus são produtos químicos que se destinam a lavar e higienizar os cabelos e o couro cabeludo. Eles são compostos basicamente de agentes detergentes, espessantes, emulsionantes, umectantes, anfóteros, solubilizantes, sequestrantes, corantes, conservantes, essências, aditivos, diluentes, engordurantes, etc.
Existem vários tipos de xampus atuando, cada grupo, de forma específica ou semigeneralizada. Enumerá-los e classificá-los seria um bom exercício para a vida toda, mas veja alguns:
■ Quanto ao estado físico, os xampus podem ser intermediários como cremes e géis ou líquidos.
■ Quanto à finalidade referente aos tipos de cabelos, podem ser para cabelos normais, secos e oleosos.
■ Quanto ao aspecto visual, podem ser transparentes, translúcidos, opacos, perolados, transparentes com microesferas contendo agentes especiais, etc.
■ Quanto ao odor, podem ser dos mais variados como, mel, frutas diversas, flores diversas, etc.
■ Quanto a funções específicas, podem ser com proteínas, vitaminas, extratos glicólicos, extratos naturais, óleos minerais, óleos vegetais, produtos derivados de animais como cartilagens, colágenos, subprodutos de embriões, e até uma mistura de vários itens deste parágrafo.
Um fato intrigante é a disseminação da ideia de que xampu neutro, ou seja, com pH 7, nem ácido, nem alcalino, é o bom. Basta saber que o pH do couro cabeludo é ácido, portanto o xampu mais indicado é o que não altere o pH ligeiramente ácido do cabelo. O xampu mais apropriado deve ter pH entre 5,5 e 6,5.
Classificação dos reagentes tensoativos
Não-iônicos: possuem um radical hidrófobo e um hidrófilo. São considerados bons emulsionantes, umectantes ou solubilizantes. Ex.: alcanolamidas de ácidos graxos.
Catiônicos: apresentam em solução íons tensoativos positivos, o radical hidrófobo é um cátion.
Possuem características bactericidas e antissépticas, sendo, pois, sua aplicação um complemento no tratamento dos cabelos.
Anfóteros: são produtos que, em meio ácido, formam cátions e em meio alcalino, ânions. Ex.: Betaína (ácidos graxos clorados e a trimetilamina). Utilizados na preparação de xampus não irritantes para as mucosas, como xampu infantil, ou associados a outros detergentes, conferem ao produto final, efeitos especiais.
Aniônicos: o radical ativo é um ânion. De todos os detergentes atualmente são os mais usados.
Devem possuir de 12 a 16 carbonos, característica que proporciona um melhor poder detergente e espumante. Ex.: Lauril sulfato de sódio, Lauril éter sulfato de sódio, Lauril éter sulfato de trietanolamina.
Espessantes: como agentes espessantes encontramos uma série de produtos que podem ser utilizados. Entre estes, podemos citar sais, alginatos. As princip ais são as alcanolamidas de ácidos graxos, pois apresentam uma série de vantagens sobre os anteriores, tais como poder engordurante e estabilizador de espuma. Os primeiros apresentam inconvenientes como turvação, influenciam a transparência e na estabilidade do produto. As alcanolamidas que apresentam ótimo poder espessante são: dietanolamida do ácido graxo de coco, do ácido mirístico, láurico e oléico.
Engordurantes: para se evitar a retirada excessiva de gordura pelo tensoativo, utilizamos os agentes engordurantes. Os mais usados: alcanolamidas, lanolina e derivados hidrossolúveis, derivados de lecitina, etc.
Estabilizadores de espuma: popularmente é aceito um xampu que apresente bom poder espumante, pois acredita-se que o efeito de limpeza encontra-se ligado ao poder espumante, o que na realidade não ocorre. Por exemplo, os não-iônicos com alto grau de etoxilação apresentam poder de limpeza bom, porém, fraco poder espumante. A formação de espuma depende do pH da solução, do conteúdo em eletrólitos e da dureza da água. Pode-se melhorar ou estabilizar o poder espumante de um xampu pela adição de vários componentes, tais como carboximetilcelulose, fosfatos, alcanolamidas, etc. Normalmente estas últimas favorecem a formação de uma espuma de pequenas bolhas as quais apresentam melhor estabilidade.
Perolizantes: em casos especiais pode-se desejar que o xampu apresente aspecto sedoso ou perolado e para tanto lançamos mão de certos aditivos, os quais sob certas condições, apresentam esta característica. Tais aditivos são ésteres de ácidos graxos, sabões metálicos e certas alcanolamidas de ácidos graxos. Para obtermos o brilho desejado com tais produtos, deveremos seguir e manter certas condições e métodos de trabalho, caso contrário obteremos efeitos indesejáveis e inesperados. Para facilitar o trabalho do fabricante de xampus, diversas firmas apresentam produtos concentrados, líquidos pastosos, que evitam tais inconvenientes e favorecem o trabalho.
Conservantes: devido à presença de água e como o xampu é uma associação de diversos componentes orgânicos, apresenta a susceptibilidade de ser atacado por micro-organismos, os quais provocam uma grande alteração, tornando-o inadequado ao consumo. Ex.: Metilparabeno e propilparabenos (Nipagin e Nipazol).
Recomendação 1
Sempre que terminar um lote de produto, retire uma amostra para um pequeno frasco transparente e marque a data de fabricação. Esta amostra servirá para comparações com futuras produções. É importante manter o mesmo padrão de qualidade (cor, aspecto, viscosidade, etc).
Recomendação 2
Como os produtos estão classificados na categoria de cosméticos e pode interferir na saúde do cliente, recomenda-se:
1. Seguir as regras das Boas Práticas de Fabricação.
2. Ter um químico responsável pela formulação ou que dê orientações e/ou faça  acompanhamentos periódicos.
3. Obter o registro das formulações, cadastro do estabelecimento de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Secretaria de Vigilância Sanitária do estado e do município.
4. Participar de cursos, para obter melhor qualificação e atualização profissional.
Cuidados importantes no preparo dos cosméticos
■ Higiene, qualquer contaminação afeta o resultado final e compromete o trabalho.
■ Materiais e recipientes bem limpos e secos.
■ Os produtos manipulados devem ser armazenados em lugares secos, protegidos da claridade.
■ Montar um minilaboratório caseiro, reservando os utensílios somente para esse fim, tais como: panelas de ágata (evite o alumínio), espátulas de madeira ou plástico, vidros claros e escuros, recipiente medidor, colheres de vários tamanhos e outros.
■ A luz, a umidade e o tempo de armazenamento são os principais fatores que alteram os princípios ativos dos produtos. Portanto, siga as recomendações do fabricante quanto ao manuseio e armazenagem.
■ Avaliar os fornecedores de insumos e utilizar sempre matérias-primas de um mesmo fornecedor.
Dicas para elaboração de um xampu
Inicialmente escolhemos o produto base (detergente) e a alcanolamida.
Para cabelos gordurosos, utilizamos normalmente um lauril (éter) sulfato de sódio associado a uma dietanolamida de ácido graxo de coco.
Para cabelos normais, procuramos usar um lauril (éter) sulfato de trietanolamina ou monoetanolamina associado a uma dietanolamina de ácido graxo de coco.
Para os cabelos secos, seguiremos a mesma ideia do anterior, variando as concentrações do tensoativo e da dietanolamina. Nos casos de xampus que devam ter uma compatibilidade especial para com a epiderme e as mucosas, utilizamos um dos componentes citados associados a um detergente anfótero, o que aliás seria a situação ideal.
O passo seguinte é a colocação ou não do agente perolizante, caracterizando o xampu comoperolado ou transparente. A seguir, virão a essência, aditivos e a água. Os conservantes poderão ser dissolvidos no diluente ou solubilizados na dietanolamina de coco.
Sugestões de fórmulas
Xampu, Condicionador
Os xampus são preparados para a limpeza dos cabelos e da cabeça. Cerca de 90% dos xampus que se encontram no comércio são líquidos, há porém, outros em forma de pó e creme, preparados com sabão e sem sabão.
Existem no mercado, dezenas de tensoativos aniônicos (agentes de limpeza), estabilizadores de espuma, espessantes, opacificantes, conservantes e outras matérias-primas que podem ser empregadas nas formulações de xampus.
A concentração adequada de agentes de limpeza (tensoativos aniônicos) na formulação é fundamental para que não seja removida, além da sujeira dos cabelos e do couro cabeludo, a oleosidade natural do fio capilar, a qual é importante para a manutenção do brilho dele.
Os tensoativos anfóteros têm feito parte das formulações de xampus porque permite maior viscosidade ao produto final e são menos agressivos ao cabelo e ao couro cabeludo que os aniônicos.
Bons resultados podem ser obtidos, quando os tensoativos aniônicos são associados aos anfóteros, sendo que a escolha do tipo e da concentração do anfóteros são fatores decisivos para a obtenção de uma fórmula adequada; assim como o adequado acerto do pH final, que para xampu deve ser em torno de 6,0.
O sucesso na formulação de um xampu está baseado na seleção e concentração adequadas de matérias-primas utilizadas, inclusive nos conservantes que podem ser o metilparabeno, mistura sinérgica de fenoxietanol e parabenos e outros.
O xampu deve apresentar boa ação detergente, cumprindo a sua finalidade de uso, porém não deve retirar a oleosidade natural dos cabelos, para deixá-los opacos, ressecados e ainda não causar irritação ao couro cabeludo.
Tipos de cabelos
Normais, secos e oleosos
O tipo de cabelo deve-se a fatores relacionados ao funcionamento glandular, notadamente as sebáceas, localizadas no couro cabeludo. A princípio, todos deveriam ter cabelos do tipo normal, sendo os tipos seco e oleoso uma disfunção das glândulas mencionadas, causada por fatores externos ou internos.
As causas internas são provocadas por qualquer agente ou estado que cause desequilíbrios hormonais, tais como os ligados ao sistema nervoso e os devidos à alimentação inadequada.
As causas externas são as que agridem os cabelos de diversas formas: lavagens excessivas, produtos não adequados, tinturas, exposição ao sol, etc.
A característica marcante dos cabelos secos é a aspereza e fragilidade, pontas duplas, além da presença de caspas secas.
A característica marcante dos cabelos oleosos é o aspecto de peso, odor característico e, nos casos mais graves, seborreia, que, no mínimo, obstrui os orifícios por onde se projetam os folículos.
A caspa e a seborreia são bons meios de cultura para o desenvolvimento de micro-organismos que, além de causarem coceiras e feridas no couro cabeludo, podem ocasionar a destruição das raízes dos cabelos e consequente perda dos mesmos.
Por isso devemos tratar os cabelos e o couro cabeludo com produtos adequados e de acordo com o tipo de cabelos que possuímos. A utilização de produtos não balanceados somente somará prejuízos maiores.
Técnicas básicas para elaboração de um xampu
1. Dissolva o sal comum de cozinha em um pouquinho de água e reserve; ele servirá para acertar a viscosidade.
2. Dissolva o ácido cítrico em um pouquinho de água e reserve; ele servirá para acertar o pH.
3. Misture todo o resto, com exceção do corante, essência, sal e ácido cítrico que você preparou.
4. Homogeneíze tudo muito bem.
5. Acrescente o corante até conseguir a cor desejada;
6. Acrescente a essência.
7. Acerte o pH entre 5,5 e 6,5, adicionando com um conta-gotas o ácido cítrico, previamente diluído. Para tal, utilize um papel indicador de pH comumente encontrado em qualquer casa do ramo.
8. Acrescente aos poucos, e sempre homogeneizando, o sal comum de cozinha, até que espesse o suficiente.
9. Embale.
Resumo da Lição
  • Xampus são produtos químicos que se destinam a lavar, higienizar e perfumar os cabelos e o couro cabeludo.
  • Os xampus podem se apresentar como cremes, géis ou líquidos, tendo fórmula específica de acordo com a finalidade do uso: se para cabelo seco, normal ou oleoso.
  • Os produtos que entram na formação dos xampus são basicamente: agentes detergentes, espessantes, emulsionantes, umectantes, solubilizantes, sequestrantes, corantes, conservantes, essências, diluentes, engordurantes, etc.
  • Na fabricação de xampus, como nos cosméticos de um modo geral, regras devem ser seguidas para que a saúde do usuário não seja prejudicada. De preferência, tendo um químico responsável pela execução das formulações.
  • Entre os principais cuidados necessários para se ter sucesso na fabricação dos cosméticos estão: manter os recipientes limpos e secos, guardar os produtos manipulados em ambiente seco, ao abrigo da luz e do calor, procurando adquirir a matéria-prima de bons fornecedores.
  • Os reagentes tensoativos (não-iônicos, catiônicos, aniônicos, anfótero, espessante, engordurante, estabilizadores de espuma,perolizante,etc.) são escolhidos de acordo com o tipo de xampu a ser produzido, podendo entrar na sua composição vários deles e em quantidades variadas, dependendo para que se destina o produto
Referências

ATKINS, P., Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BEDIN, V. Cosmetics & Toiletries, vol. 21, p. 30, set/out, 2009.
BERTIN, C.; Roberto, C.; Juscelin, M.; Issachar, N., Cosmetics &Toiletries, vol. 21(1), p. 48-62, set/out, 2009.
CABRAL, J. M. S.; Barros, M. R. A.; Gama, M. Engenharia Enzimática. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas-Ltda, 2003.
FABER, K., Biotransformations in Organic Chemirtry, New York: Springer, 2004.
KLEIN, K. Cosmetics &Toiletries, vol. 16(5), p. 50-51, set/out, 2004.
MAGALHÃES, J, R,; Menucci, L. Introdução à Bioquímica, Editora Edgard Blucher LTDA,1980.
NEVES, K., Cosmetics &Toiletries, vol. 22(1), p. 17-22, jan/fev, 2010.
PACHECO, C. A. Cosmetics & Toiletries. Vol. 22(1), p. 16 jan/fev, 2010
REBELLO, T., Guia de Produtos Cosméticos, São Paulo: Editora SENAC, 2004.
RODRIGUES, A. L.; Freis, O. Danoux, L. Leanmeire, C.; Sabadotto, M.; Rathjens, A. Cosmetics & Toiletries, vol. 22(1), p 2010.
SANTOS, H. dos, Cosmetics & Toiletries. vol. 22(1), p. 58-64, jan/fev, 2010.
STEINER, D. Cosmetics &Toiletries, vol. 18(2), p. 34, mar/abr, 2006.

Nenhum comentário: