6.02.2015

HEMORRÓIDAS

Passar horas sentado no vaso sanitário, tomar laxante com frequência e não ter uma alimentação equilibrada podem causar hemorroidas? Confira a seguir e se previna

Assunto que não entra na pauta nas rodas de amigos, falar sobre hemorroidas ainda é um tabu. Apesar de dados da Organização Mundial da Saúde apontarem que 50% da população mundial apresentará sintomas do problema em alguma época da vida, muitos não se cuidam para poder evitá-lo.
Um hábito que aumenta a chance de desenvolver hemorroidas é ficar longos períodos sentado no vaso sanitário, por exemplo. Outros hábitos ruins, como usar laxativos com frequência, fazer muita força para evacuar e não comer fibras ou beber bastante água – e com isso favorecer a prisão de ventre -, podem aumentar a pressão dentro das veias, fazendo com que elas se dilatem, causando as hemorroidas.
Fazer muita força para evacuar e não comer fibras ou beber bastante água aumentam chances de desenvolver hemorroidas
Getty Images
Fazer muita força para evacuar e não comer fibras ou beber bastante água aumentam chances de desenvolver hemorroidas

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Ronaldo Salles, há dois tipos de hemorroidas, as internas e externas. “As internas são as mais problemáticas, pois podem se tornar grandes veias dilatadas e sair no ânus depois de uma evacuação. O sintoma mais comum é ter sangue na evacuação”, conta. Já as externas, diz o médico, acontecem por causa de um rompimento de uma veia externa, formando um hematoma ou trombose no formato de uma pequena bola.
Pimenta ou comida apimentada causa hemorroidas: mito. Foto: Thinkstock
Passar muito tempo sentado no vaso sanitário causa hemorroidas: verdade. Foto: Thinkstock/Getty Images
Hemorroidas podem se transformar em um câncer: mito. Foto: Thinkstock/Getty Images
Prisão de ventre causa hemorroidas: verdade. Foto: Thinkstock/Getty Images
Sentar em lugares quentes causa hemorroida: mito. Foto: Thinkstock/Getty Images
Uso excessivo de papel higiênico causa hemorroida: mito. Foto: Reprodução
Mulheres grávidas têm mais propensão ao problema: verdade. Foto: Thinkstock/Getty Images
Sexo anal causa hemorroidas: mito. Foto: Thinkstock/Getty Images
Pimenta ou comida apimentada causa hemorroidas: mito. Foto: Thinkstock
1/8


Quem apresenta algum dos principais sintomas das hemorroidas, como coceira, ardência e dor na região anal, além de sangramento, deve procurar um proctologista para tratamento.
“Há muitos métodos ditos não cirúrgicos, como esclerose, ligadura elástica, infravermelho e outros. São feitos no consultório, sem anestesia e considerados intervenções de pequeno porte”, diz o presidente da SBCP.
Como cuidar
Segundo Salles, cerca de 80% das fezes são constituídas por água. “Quanto mais água, mais macias elas serão. As fibras ajudam a reter essa água nas fezes, por isso são essenciais para o bom funcionamento do intestino”, recomenda. Frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibras. Entre as frutas, a ameixa é uma campeã em fibras, mas abacate, manga, abacaxi, mamão e laranja também são ótimas opções. Já as verduras de cor verde escura contêm uma boa quantidade desse retentor de água. “Nozes, avelãs e uva passa também são boas escolhas”, diz o coloproctologista.
Alguns mitos, no entanto, acabam atrapalhando o entendimento sobre a doença. Confira a seguir:
Pimenta ou comida apimentada causa hemorroidas: mito. “Não há nenhum estudo científico que comprove essa crença”, afirma Salles. No entanto, para quem já está com hemorroidas, é prudente evitar a pimenta, já que é um condimento irritante para tecidos inflamados.
Sentar em lugares quentes causa hemorroida: mito. O simples fato de sentar em lugares quentes não causa hemorroidas.
Hemorroidas podem se transformar em um câncer: mito. “Nunca, são duas doenças distintas”, afirma o médico. Ele conta que ela pode se complicar para uma trombose, mas jamais para um câncer.
Prisão de ventre causa hemorroidas: verdade. “É um dos principais fatores de agravamento”, diz Salles. Manter uma boa dieta ajuda a evitar o problema.
Passar muito tempo sentado no vaso sanitário causa hemorroidas: verdade. Quem tem predisposição a ter o problema deve evitar passar muito tempo sentado no vaso sanitário.
Uso excessivo de papel higiênico causa hemorroida: mito. Esse equívoco surgiu por causa da fricção do papel higiênico no ânus, mas é infundado.
Mulheres grávidas têm mais propensão ao problema: verdade. “A pressão exercida na região pélvica e o aumento de peso podem facilitar o surgimento do problema”, diz o médico. Além disso, mulheres amamentando precisam tomar cuidado, já que se perde muita água para fabricar o leite materno
Sexo anal causa hemorroidas: mito. “Ele pode provocar fissuras e pequenos traumas, mas não hemorroidas”, conta o coloproctologista.

Nenhum comentário: