5.13.2016

Gilmar Mendes suspende investigação contra o senador tucano Aécio Neves

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (12) a suspensão das investigações contra o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). A decisão veio menos de 24 horas da apresentação da defesa do senador. Aécio é suspeito de participação no esquema de desvio de dinheiro de Furnas.
A abertura de investigação foi pedida na semana passada pelo Ministério Público Federal (MPF). Gilmar quer que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informe se a abertura de inquérito é realmente necessária. O pedido foi enviado de volta para Janot para reavaliação.
Determinação de suspensão de inquérito contra Aécio foi feita por Gilmar após argumento da defesa
Determinação de suspensão de inquérito contra Aécio foi feita por Gilmar após argumento da defesa
No despacho de suspensão da investigação, o ministro do Supremo acata os argumentos da defesa de Aécio Neves. Os advogados do senador sustentam que as suspeitas se baseiam apenas na delação do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A defesa de Aécio afirma que o ministro Teori Zavascki já havia arquivado investigação baseada em declarações do doleiro Alberto Youssef contra o tucano.
Delcídio do Amaral, em acordo de delação premiada, denunciou que o tucano foi beneficiário de corrupção na estatal. O esquema teria sido coordenado por Dimas Toledo, aliado de Aécio, e ex-diretor de Engenharia da Furnas. Gilmar chegou a autorizar, a pedido do procurador-geral da República, o desarquivamento da citação feita por Yousseff. Yousseff afirmou, também em delação, que Aécio se beneficiou de propinas pagas pela empresa Bauruense, que prestava serviços a Furnas. A irmã de Aécio, Andrea Neves, intermediava o suposto pagamento.

Nenhum comentário: