Bruna Souza Cruz
em São Paulo
O feito contraria as expectativas e indica unidades que conseguem fazer seus alunos superarem muitas barreiras. Os estudantes dessas escolas têm pais que não fizeram o ensino médio e com renda familiar de, no máximo, 1,5 salário mínimo (R$ 1.320).
Apesar disso, essas cinco escolas públicas e duas particulares tiveram resultado maior que a média das escolas com alunos de renda alta (acima de 5 salários mínimos -- R$ 4.400). O desempenho médio entre as mais ricas foi de 535,56 pontos.
Por que é mais difícil para as mais pobres?
Uma das variáveis que influencia o aprendizado dos alunos é a questão socioeconômica. Alunos mais ricos tendem a ter resultados melhores e, consequentemente, melhoram as médias das escolas em que estudam, explicam especialistas da área de educação.Soares explica que a desigualdade social brasileira reflete nos resultados da educação.
"Aquele que vem de uma família pobre e que não possui nenhum repertório escolar tende a ter o resultado pior do que o estudante igualmente pobre que possui familiares que estudaram", acrescenta Juarez Dayrell, professor da Faculdade de Educação da UFMG.
Cinco destaques no Nordeste
Das sete escolas, a nota mais alta foi a do colégio particular Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos, localizado no Ceará. A instituição conseguiu uma média de 556,05.A segunda colocação ficou com a escola estadual Ensino Médio Augustinho Brandão, no Piauí, com 554,84. Ela foi classificada com o nível socioeconômico mais baixo das sete, faixa que reúne alunos com renda familiar mensal de até um salário mínimo.
Na outra ponta aparece a escola rural professora Maria Marcilia Rezende, em Minas Gerais, que registrou média de 537,51.
Como o cálculo foi feito
Para fazer a comparação, calcula-se a média da nota das provas de matemática, linguagens, ciências humanas e ciências naturais no Enem 2015 das escolas com alunos pobres (classificados como denível socioeconômico muito baixo, baixo ou médio baixo pelo Inep) e daquelas com alunos de classes com melhores condições financeiras (nível socioeconômico médio alto, alto e muito alto).
Escolas de nível muito baixo, baixo e médio-baixo reúnem, em geral, alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.320) e os pais não chegaram ao ensino médio. Já as escolas de nível socioeconômico alto e muito alto têm estudantes com renda familiar acima de 5 salários mínimos (R$4.400) e pais que completaram o ensino médio e até fizeram faculdade.
Confira o ranking:
1º PATRONATO TENENTE ANGELO DE SIQUEIRA (Viçosa do Ceará/CE)
Média: 556,05Rede: Privada
NSE*: Médio Baixo
Total de alunos: 15/ Alunos participantes: 12
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
2º ENSINO MÉDIO AUGUSTINHO BRANDÃO (Cocal dos Alves/PI)
Média: 554,84Rede: Estadual
NSE*: Baixo
Total de alunos: 23/ Alunos participantes: 20
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
3º COLÉGIO ESTADUAL CHICO ANYSIO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 554,05Rede: Estadual
NSE*: Médio baixo
Total de alunos: 49/ Alunos participantes: 47
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
4º ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DESEMBARGADOR PEDRO RIBEIRO DE ARAÚJO BITTENCOUT (Irecê/BA)
Média: 542,39Rede: Privada
NSE*: Médio baixo
Total de alunos: 72/ Alunos participantes: 69
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
5º INSTITUTO FEDERAL BAIANO – Campus Senhor do Bonfim (Senhor do Bonfim/BA)
Média: 540,74Rede: Federal
NSE*: Médio baixo
Total de alunos: 121/ Alunos participantes: 118
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
6º INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Campus Penedo (Penedo/AL)
Média: 540,27Rede: Federal
NSE*: Médio baixo
Total de alunos: 81/ Alunos participantes: 64
Índice de permanência no ensino médio: 60% ou 80%
7º ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA MARCILIA REZENDE (Lagoa Dourada/MG)
Média: 537,51Rede: Municipal
NSE*: Médio baixo
Total de alunos: 25/ Alunos participantes: 18
Índice de permanência no ensino médio: 80% ou mais
*A sigla NSE representa o nível socioeconômico dos estudantes. O cálculo desse indicador foi feito a partir das informações fornecidas pelos próprios alunos.
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