10.06.2016

Comissão convida Machado e ex-AGU para explicar ‘Operação Abafa’ na Lava Jato


:
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quinta-feira 6, depois de várias tentativas, convites para que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o ex-chefe da AGU Fábio Medina Osório deem explicações sobre declarações de que o governo Temer estaria atuando para "abafar a Lava Jato"; há várias semanas na pauta de votações do colegiado, os convites vinham enfrentando boicote da base governista e inclusive motivaram reclamações públicas do presidente da comissão, deputado Léo de Brito (PT-AC) A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quinta-feira 6, depois de várias tentativas, convites para que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o ex-chefe da AGU Fábio Medina Osório compareçam à comissão e deem explicações sobre declarações de que o governo Temer estaria atuando para "abafar a Lava Jato".
Há várias semanas na pauta de votações do colegiado, os convites propostos pelo deputado Adelmo Leão (PT-MG) vinham enfrentando boicote da base governista e inclusive motivaram reclamações públicas do presidente da comissão, deputado Léo de Brito (PT-AC), de acordo com informações da bancada do PT na Câmara.
Em conversas ocorridas em março, gravadas e entregues por Sérgio Machado ao Ministério Público, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) diz ao ex-presidente da Transpetro que deveria haver "mudança" no governo federal para "estancar a sangria" representada pela Lava Jato. Poucas semanas depois, Dilma Rousseff deixou a presidência em um processo de impeachment.
Já o ex-ministro da AGU Fábio Medina Osório declarou à revista Veja, logo após ter sido demitido por Michel Temer, que "o governo quer abafar a operação Lava Jato" e que "tem muito receio de até onde as investigações possam chegar". Ele também disse na entrevista que sua demissão ocorreu porque ele pediu que as "empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras devolvessem dinheiro aos cofres públicos".
Na justificativa do requerimento, o deputado Adelmo Leão disse que a denúncia é de "alta gravidade, uma vez que as reportagens demonstram que o governo Temer estaria atuando, através do seu primeiro escalão, para "abafar" as investigações de membros do governo ligados às irregularidades apontadas pela Operação Lava Jato".
"Nós queremos saber detalhes e informações sobre o que está acontecendo em nosso país, em cada uma das regiões, na Petrobras e na administração pública. Esse trabalho convocando as pessoas para debater na comissão é para esclarecer a realidade desse País, saber como está sendo tratado o Estado Democrático de Direito", argumentou o parlamentar.

Nenhum comentário: