10.09.2017

Caetano convoca ato em BH em defesa das artes


247 - O cantor e compositor Caetano Veloso convocou a população de Belo Horizonte a fazer um ato contra a censurar nas artes.
Segundo o compositor, é uma "manifestação de apoio ao artista Pedro Moraleida, cuja exposição eu vi e é espetacular, e que políticos oportunistas ficam tentam censurar. Demos reagir a isso. E eu creio no povo de Belo Horizonte", disse.
A censura nas artes foi destaque na imprensa nacional, no mês passado, após a decisão do Santander Cultural de cancelar a exposição "Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", em Porto Alegre. A exposição tinha como objetivo valorizar a diversidade sexual através de temáticas LGBT e foi alvo de protestos, como o do MBL (Movimento Brasil Livre).
“Entendemos que algumas das obras da exposição Queermuseu desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo”, disse o banco em nota na tarde deste domingo. “Pedimos sinceras desculpas a todos os que se sentiram ofendidos por alguma obra que fazia parte da mostra”, afirmou o Santander.

Nenhum comentário: