8.19.2009

Alimentação e Nutrição para Diabéticos (perguntas e respostas)

1) "Qual a quantidade diária de carboidrato recomendada a quem tem Diabetes Tipo 2, 80 anos, homem."

Os carboidratos são as melhores fontes de energia do corpo humano. Sendo que ao longo do dia deverão contribuir com pelo menos 50% da alimentação saudável.Entretanto as quantidades deste nutrientes devem ser definidas baseando-se nas necessidades nutricionais avaliadas pelo profissional nutricionista, durante a consulta de Nutrição.

2) Tenho diabetes há 2 anos e ouvi recentemente um comentário dizendo que a cana-de-açúcar e o açúcar mascavo não fazem mal ao diabético. Isto é verdade?

A cana de açúcar faz parte do grupo das frutas, devendo fazer parte do plano alimentar saudável, inclusive para portadores de Diabetes. Já o açúcar mascavo, contribui com calorias e altera os valores da glicemia da mesma forma que o açúcar branco, diferenciando-se por ser menos refinado. Qualquer que seja o alimento deve estar adequado as necessidades de cada pessoa.


3) Meu pai tem diabetes e está bebendo cerveja diet e normal segundo o médico dele uma cerveja no domingo ele pode tomar, eu não concordo gostaria de explicações para que eu possa relatar ao meu pai.

As recomendações para o consumo de álcool para portadores de Diabetes são as mesmas do que para a população geral. Devendo-se restringi-la durante a gestação, e em alguns problemas de saúde, como pancreatite, grau avançado de neuropatia, severa hipertrigliceridemia ou em casos de alcoolismo. A recomendação da American Diabetes Association é para que se limite uma dose de bebida alcóolica para mulheres e duas doses para homens. Entretanto esta recomendação deve ser individual, considerando a opinião da equipe que acompanha o tratamento do portador de Diabetes.

4) "Pergunto: a fibra de maracujá tem resultado no controle da glicose?. Tenho pessoas conhecidas que afirmam que realmente controlam a glicose usando diariamente a "fibra de maracujá"."

Até o momento não existe nenhum respaldo científico para recomendação da fibra do maracujá no tratameto do Diabetes. O tratamento desta doença crônica baseia-se na alimentação saudável e elaborada de acordo com as necessidades nutricionais, aliada ao medicamento prescrito pelo médico, atividade física e monitaração da glicemia.

5) Gostaria de informações a respeito do mel. Os diabéticos do tipo 2 não podem fazer uso do mel.

Os estudos mais recentes mostram que o uso da frutose por portadores de DM 2 pode contribuir para a alteração do controle metabólico. Sendo assim a recomendação é que se utilize frutose, somente de ocorrência natural , ou seja aquela presente em vegetais e frutas, que devem estar distribuídos dentro de um plano alimentar saudável e individualizado.

6) "Boa noite , sou estudante do curso de nutrição da UNITRI em Uberlândia e estou fazendo uma materia que se chama Nutrição Experimental aonde vamos estar trabalhando com a planta pata de vaca no caso de diabetes. Gostaria de saber mais sobre a pesquisa cientifica que foi realiza sobre ela . Sera que o "efeito " que as pessoas que utilizam pata de vaca é o chamado de placebo?"

Já se efetuarem alguns experimentos com a referida planta, tanto a de coloração branca como de roxa. Os efeitos hipoglicemiantes foram observados na espécie de cor branca. Um dos pesquisadores é o Dr. Silvio Panizza, botânico da USP, e também um grupo da disciplina de endocrinologia da UNIFESP testou em humanos. Os resultados foram inconcluentes, mas vale a pena ler as publicações. Acredito que a aluna poderá acessar as publicações através do BVS e LILACS.

7) Quando a nutricionista recomenda 5 porções de algum grupo alimentar, o que isso significa? Quanto é uma porção?

As recomendações nutricionais baseadas na pirâmide alimentar reforçam a importância da quantidade e qualidade da alimentação. Assim seria importante identificar de qual grupo de alimentos estamos falando, por exemplo no grupo do pão, 01 porção equivale a 02 fatias de pão de forma ou 04 colheres (sopa) arroz. Na pirâmide de alimentos, cada grupo tem a definição do que seria uma porção do alimento correspondente.

8) Sou diabético tipo 2 , e gostaria de saber se posso usar alimentos com glúten.

O glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte, cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos e algumas bebidas industrializadas.Sendo assim o portador de Diabetes pode incluí-lo na sua alimentação diária,como substitutos de pães e farinhas refinadas, desde que não apresente nenhum tipo de alergia ao mesmo, normalmente diagnosticada pelos médicos e conhecida como doença celíaca.

9) Meu pai tem 67 anos e, no momento, sua glicose está em torno de 110. Ele pode ingerir passas sem por risco a sua saúde?

Atualmente as recomendações nutricionais para portadores de Diabetes não restrigem o consumo de frutas, baseado em ser mais ou menos doce. O consumo deste grupo de alimentos deve estar adequado as necessidades nutricionais, lembrando que assim como para a população em geral recomenda-se de 03 a 05 porções de frutas ao dia. No caso das passas, 01 colher (sopa) tem aproximadamente o teor calórico e de carboidratos de qualquer outra fruta, por exemplo, uma maçã pequena.

10) Descobri que tenho diabete a pouco tempo, estou em desespero que posso comer a médica do posto só me disse que posso comer 2 colheres de arroz, feijão e carne. Choro todos os dias.

Em primeiro lugar gostaria de tentar tranqüilizá-la, pois ter Diabetes hoje é bem diferente de alguns anos atrás.
Não existe uma única dieta para todas as pessoas, as recomendações atuais respaldam o plano alimentar saudável e individualizado definido pelo profissional nutricionista.
Este profissional vai avaliar as suas necessidades nutricionais, que vão variar de acordo com idade, sexo, altura, peso e atividades de trabalho e física. A partir destes dados juntamente com a avaliação dos hábitos alimentares e sociais será possível elaborar um plano alimentar equilibrado que atenda aos objetivos de tratamento e melhor qualidade de vida. Sugiro a procura de uma Associação de Diabetes na sua cidade, para reforçar informações importantes para o tratamento, bem como passar em consulta com um profissional Nutricionista.

11) Devo consumir alimentos diet ou light? Qual a diferença entre eles?

Os alimentos diet e light são uma alternativa para variar a alimentação. Diet são alimentos produzidos para atender às necessidades específicas de indivíduos, para o portador de diabetes, o alimento dietético não deve conter açúcar. Light: são alimentos modificados que devem ter uma redução de no mínimo 25% de alguns de seus componentes, comparados ao produto convencional como açúcar, gordura, proteínas, sódio (sal).

12) Pessoas com diabetes podem comer alimentos “que vem de baixo da terra”?

Os alimentos armazenados abaixo do solo, como por exemplo a batata, batata doce e inhame, destacam–se por serem excelentes fontes de carboidratos. Estes alimentos compõem a base da pirâmide alimentar e devem fazer parte de um plano alimentar saudável elaborado de forma individualizada.

13) Sou diabético. Fui orientado a trocar o pão, o cuscuz e o beiju/tapioca por biscoitos. Não gosto muito de biscoitos, que outros alimentos posso usar no café da manhã ou lanches?

Na verdade, alimentos como cuscuz, beiju/tapioca e pão podem ser utilizados por pessoas com diabetes.O importante é lembrar do quanto deve ser utilizado por vez. Às vezes, por gostarmos muito de determinados alimentos,continuamos a consumí-los em quantidades acima do necessário e, no caso do controle glicêmico, isto prejudica. Portanto, o problema não está primeiramente no alimento mas sim na quantidade que a pessoa utiliza. Com relação a quantidade de carboidratos(açúcares) que estes alimentos tem podemos dizer que 1 pão, 4 colheres de sopa de cuscuz e 1 beiju/tapioca fina (do tamanho de um prato de sobremesa) tem a mesma quantidade. Para pessoas que tem pressão alta, o cuscuz e o beiju/tapioca tem como vantagem o fato de quem prepara poder controlar a quantidade de sal utilizada. Lembrete: esta orientação se refere ao cuscuz e ao beiju/tapioca simples, preparados com as farinhas, água e sal.Se colocar leite de coco, coco ralado a quantidade de energia vai aumentar e talvez seja mais do que você precisa.Atenção com a manteiga, margarina , queijos e requeijão que podem ser colcoados para acompanhar o pão, o cuscuz e o beiju/tapioca, usar quantidades moderadas."

14) "Gostaria de saber se poderiam me passar uma listagem de alimentos que contenham potássio, pois a minha mão teve uma grave crise a quando fizeram o exame de sangue, constataram que faltava o potássio. O médico receitou que ela comesse bastante banana e laranja pois eram alimentos ricos em potássio, mas como ela já esta comendo estas a frutas há muito tempo esta ficando meio enjoada, além da falta do potássio ela ainda tem diabetes. Peço uma ajuda urgente, por favor..."

O potássio está presente em vários alimentos como abacates, bananas, frutas cítricas e secas, leguminosas como feijão, ervilha (sem ser em conserva), lentilha, soja e grão de bico, vegetais e produtos de grão integral


15) "Solicito a definição de carboidratos, proteínas e vitaminas, e como devem usadas por diabéticos."

Os carboidratos são as melhores fontes de energia e podem ser encontrados adicionados ou naturalmente nos alimentos. As proteínas estão envolvidas na formação e manutenção das células e dos tecidos do corpo e órgãos. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para o crescimento e manutenção da vida, favorecem as respostas imunológicas dando proteção ao organismo.
Todos estes nutrientes devem estar presentes na alimentação da pessoa com diabetes de forma equilibrada de acordo com a necessidade de cada pessoa. Entretanto, as quantidades devem ser estipuladas por um profissional nutricionista, através da elaboração de um plano alimentar individualizado.


16) "Poderia me informar quais os alimentos ricos em magnésio?"

Os alimentos fontes de magnésio são: hortaliças, legumes, peixes, castanhas, cereais e produtos lácteos.

17) "Eu gostaria de saber em que frutas eu posso encontrar a vitamina A?"

As frutas mais ricas em vitamina A, são as frutas de cor amarelo-alaranjado, como manga, laranja, mamão, porém também é encontrado em cenoura, moranga, abóbora madura e hortaliças verde-escuro, exemplo: couve, agrião e almeirão.

18) "Sou Responsável técnica por uma loja especializada em produtos relacionados a diabetes em Florianópolis e gostaria de saber a porcentagem de carboidratos máxima que um produto deve ter para consumo pelo paciente diabético."

Não há um valor específico de CHO para cada classe de produtos, porém em se tratando de alimentos que se inserem na classificação de "light" a redução deve ser de no mínimo 25% do nutriente ou ingrediente em foco, em relação ao produto convencional.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário: