12.23.2009

Como funcionam os chamados diuréticos


Como funcionam os diuréticos

remediosSão medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo. Ao intensificar o fluxo urinário, os diuréticos favorecem a eliminação do sódio, muitas vezes responsável por casos de pressão arterial alta e insuficiência cardíaca e renal.
Ao realizar esse processo, restará menos água para ser reabsorvida pelo corpo. Por esse motivo, os diuréticos são comumente indicados para diminuir a retenção de líquido.

Há diferentes tipos de diuréticos que atuam sobre regiões distintas dos rins, facilitando a excreção de sais específicos, muitas vezes favorecendo um em detrimento do outro. É o caso do ácido úrico, que não é eliminado pela maior parte dos diuréticos e pode se acumular no organismo, causando artrite, gota e outras inflamações de articulações. Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.

Diuréticos são medicamentos que auxiliam na liberação do excesso de sódio (sal) e de água. Os diuréticos funcionam fazendo os rins expelirem mais sódio pela urina. Em troca, o sódio carrega a água do sangue. Isso reduz a quantidade de líquido nos vasos sangüíneos, o que reduz a pressão nas paredes das artérias. Os diuréticos são utilizados para tratar a pressão alta e o acúmulo de líquido no corpo que ocorre em algumas doenças, como insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática e doença renal. Eles devem ser prescritos em conjunto com dietas de baixo teor de sódio e com mudanças no estilo de vida.

Se você tem pressão alta ou insuficiência cardíaca, seu médico deve prescrever diuréticos
Os diuréticos são utilizados para tratar várias doenças. Veja a seguir as mais comuns.

Pressão alta - muitos pacientes com pressão alta (hipertensão) são tratados com diuréticos. O tratamento é particularmente eficaz quando combinado com dietas de baixo teor de sódio. Os diuréticos agem para diminuir a pressão arterial, primeiramente reduzindo o volume do sangue; entretanto, alguns diuréticos podem diminuir a pressão arterial de outras maneiras e em doses menores do que as necessárias para causar um aumento da produção de urina.


Insuficiência cardíaca - reduzindo o excesso de líquido do corpo, os diuréticos podem aliviar os edemas (inchaços por excesso de líquidos) que comumente ocorrem na insuficiência cardíaca (em inglês). Muitos pacientes com insuficiência cardíaca são tratados com diuréticos e com uma dieta com baixo teor de sódio. É importante para os pacientes com insuficiência cardíaca que tomam diuréticos terem os níveis de sal (eletrólito) cuidadosamente monitorados. Pacientes com insuficiência cardíaca que utilizam diuréticos terão que utilizar medicamentos para o resto de suas vidas.

Insuficiência renal - os diuréticos são utilizados para tratar pacientes cujos rins não funcionam normalmente, embora, às vezes, eles também possam piorar o funcionamento dos rins.

Doença hepática - os diuréticos podem ajudar no tratamento das doenças hepáticas quando há acúmulo líquido no abdômen.


Hipercalcemia - os diuréticos podem tratar os níveis excessivos de cálcio no sangue.

Diabetes insipidus - essa doença é caracterizada por sede excessiva e eliminação de grandes quantidades de urina. Alguns tipos de diuréticos diminuem o volume da urina nesses pacientes.

Glaucoma - alguns diuréticos podem ser utilizados para tratar essa doença ocular, em que a pressão aumentada no interior do olho causa danos e perda gradual da visão.


Edema cerebral - alguns diuréticos podem tratar o inchaço potencialmente fatal do cérebro causado por hemorragia, trauma, doença ou cirurgia.

ipos de diuréticos e efeitos colaterais


A maioria das pessoas com pressão alta se trata com diuréticos tiazídicosExistem três tipos principais de medicamentos diuréticos. Cada um funciona de uma maneira diferente, mas todos diminuem a quantidade de sal e água do corpo, o que auxilia na diminuição da pressão arterial.

A escolha do diurético depende da saúde do paciente e da doença que está sendo tratada. Diferentes tipos de diuréticos também podem ser combinados em uma única pílula. O fluxo urinário geralmente aumenta no prazo de algumas horas após a primeira dose, mas os diuréticos podem levar várias semanas para controlar doenças como a pressão alta. Veja a seguir os três principais tipos de diuréticos.

Diuréticos tiazídicos - tratam a maioria de pacientes com pressão alta e são os mais utilizados para os pacientes cardíacos. Os tiazídicos aumentam moderadamente a eliminação de urina e são os únicos diuréticos que também agem como vasodilatadores sangüíneos, o que também ajuda a diminuir a pressão arterial.


Diuréticos de alça - eles têm esse nome devido à parte em forma de alça dos rins, que é onde agem. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.

Eles são freqüentemente utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e também são especialmente úteis em emergências. Embora os mais comuns sejam por via oral, em hospitais eles podem ser administrados por via intravenosa para tratar pacientes com grande excesso de líquido.


Diuréticos para poupar potássio - previnem a perda de potássio, um problema dos outros tipos de diuréticos. Esses são freqüentemente utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e são quase sempre prescritos em conjunto com os outros dois tipos de diuréticos.
Efeitos colaterais dos diuréticos

O efeito colateral mais comum associado aos diuréticos é a perda de potássio. Com a exceção dos poupadores de potássio, todos os diuréticos podem causar perda de potássio que, quando não tratada, aumenta o risco de alterações do ritmo cardíaco que podem ser muito graves. Tomar um suplemento de potássio ou ingerir alimentos ricos em potássio pode ajudar a manter os níveis saudáveis de potássio. Diuréticos para eliminação de potássio têm seus próprios riscos, que incluem altos níveis de potássio em pessoas que já possuem esses níveis elevados ou em pessoas com algum grau de insuficiência renal. Entretanto, todos os diuréticos geralmente fazem mais bem do que mal. Confira a seguir alguns efeitos colaterais dos diuréticos.


Diurese freqüente - esse é um efeito colateral comum dos diuréticos e é geralmente sentido por até seis horas após a ingestão da dose.
Tontura e fraqueza - dois sintomas que podem afetar especialmente os idosos, mas geralmente desaparecem após o período de ajuste.
Cãibras - efeito colateral relacionado aos baixos níveis de potássio.
Desidratação - pode causar tontura, sede, ressecamento excessivo da boca, urina escura ou constipação.
Irritações na pele - podem surgir, mas são raras.
Perda de apetite e vômitos - efeitos colaterais que podem estar relacionados aos baixos níveis de potássio.
Idosos apresentam efeitos colaterais com maior freqüência e intensidade, tais como delírios, tonturas e desmaios. Eles também estão mais suscetíveis à desidratação, à diminuição do volume de sangue e à deficiência de cálcio, potássio, sódio e magnésio. Geralmente, pacientes mais velhos precisam de doses menores de diuréticos e de uma observação mais cuidadosa, mas têm prescrições rotineiras.

Um grande número dos pacientes que tomam diuréticos desenvolve uma tolerância a eles.

Tolerância aos diuréticos

Hibuprofeno pode diminuir a eficácia dos diuréticos

Cerca de um em cada três pacientes com insuficiência cardíaca que tomam medicamentos diuréticos apresenta tolerância ao diurético: quando o processo de eliminação do excesso de sódio e de água é interrompido antes de o excesso de líquido ter sido removido do corpo do paciente.

Em pacientes com insuficiência cardíaca leve e boa função renal, a tolerância ao diurético é incomum. Todavia, em pacientes com insuficiência cardíaca moderada ou grave, a tolerância ao diurético ocorre mais freqüentemente e quase sempre se transforma em um problema clínico.

Quais condições afetam a eficácia das drogas diuréticas?

Uma dieta rica em sódio está geralmente ligada à falha do diurético. Em um primeiro instante, os diuréticos de alça podem funcionar muito bem, mas com uma ingestão de sódio muito alta, a reabsorção de sódio acontece rapidamente.


Mal funcionamento dos rins resultando na diminuição do fluxo sangüíneo nos rins pode reduzir a capacidade dos diuréticos de alça de atingirem esse órgão.

Interações medicamentosas podem contribuir com a tolerância ao diurético. Por exemplo, remédios antiinflamatórios não esteróides (AINEs) como aspirina, ibuprofen ou naproxen, podem diminuir o fluxo sangüíneo nos rins. Mesmo doses pequenas de aspirina também podem interferir na eliminação de sódio e água e diminuir a eficácia das drogas diuréticas.


Excesso de líquido (edema) no estômago e nos intestinos pode reduzir a absorção de medicamentos diuréticos por via oral porque eles são absorvidos nessas áreas, o que acarreta a diminuição da eficácia dos diuréticos.


Mudanças fisiológicas da insuficiência cardíaca, como mudanças na absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de remédios, podem afetar a ação dos diuréticos de alça. No entanto, somente esses efeitos não justificam totalmente a tolerância aos diuréticos.

Tratamento para tolerância aos diuréticos
­­­O corpo responde à terapia com diuréticos de várias maneiras diferentes que podem levar à tolerância aos diuréticos. Algumas dessas respostas causam a retenção de sódio e de água a curto prazo (rebote), e algumas aumentam a retenção de sódio e água a longo prazo.

Respostas de curto prazo - a meia vida de uma droga diurética na corrente sangüínea determina a freqüência de sua administração. A meia vida da maioria dos diuréticos de alça é curta: seus efeitos geralmente desaparecem antes da próxima dose, particularmente se administrada uma unidade por dia. Quando a dose pára de agir, os rins podem responder com uma agressiva retenção de sódio. Esse efeito rebote pode durar por várias horas e também pode neutralizar o efeito diurético da dose anterior.
­­A ação de uma droga diurética, de aumentar a eliminação de sódio em um segmento do rim, pode resultar na liberação de uma carga aumentada de sódio nas porções mais baixas do rim, que então aumenta a reabsorção de sódio.

­Respostas de longo prazo - a eficácia dos diuréticos de alça pode diminuir no decorrer do tempo da administração de longo prazo, pois o corpo se adapta vagarosamente aos seus efeitos. Esse complexo processo acontece devido às mudanças da estrutura e do funcionamento do rim, da ativação do sistema nervoso simpático e das mudanças em várias vias hormonais. Essas são as maneiras que o corpo utiliza para neutralizar o efeito do diurético de alça.­
­Mudanças de estrutura e no funcionamento do rim podem ocorrer na porção mais abaixo do local onde os diuréticos de alça agem. Essas mudanças, causadas pela liberação aumentada de sódio nessa área durante um período de tempo, podem resultar na diminuição da eficácia dos diuréticos.

­Quando tratar a tolerância aos diuréticos, é importante que o paciente restrinja o consumo diário de líquidos, siga uma dieta com baixo teor de sódio e evite tomar remédios antiinflamatórios não esteróides (AINEs).
Outra abordagem é a mudança da dose ou da duração da terapia com diuréticos. Devido à curta duração dos diuréticos de alça, doses individuais administradas em intervalos podem causar o rebote de retenção de sódio entre as doses. A administração contínua de diuréticos de alça por terapia de infusão contínua de diuréticos de alça pode ser mais eficaz do que as doses individuais. Essa é uma opção para pacientes com insuficiência cardíaca.

Outra maneira de superar a tolerância aos diuréticos é utilizar mais de um tipo de diurético (uma combinação de tiazídicos e diuréticos de alça), pois diferentes tipos de drogas diuréticas agem sobre diferentes partes do rim e essas combinações podem produzir uma melhora na resposta diurética. Para muitos pacientes, entretanto, apesar dessas estratégias, os diuréticos eventualmente param de funcionar.

Quando os diuréticos falham no alívio do acúmulo de líquidos, os pacientes precisam realizar um procedimento conhecido como ultrafiltração ou hemodiálise. Sangue contendo excesso de líquido é retirado do corpo, passado através de um filtro especial e retornado ao paciente. A terapia de hemodiálise geralmente requer uma estadia de três a quatro dias no hospital.

Tratamento para tolerância aos diuréticos
­­­O corpo responde à terapia com diuréticos de várias maneiras diferentes que podem levar à tolerância aos diuréticos. Algumas dessas respostas causam a retenção de sódio e de água a curto prazo (rebote), e algumas aumentam a retenção de sódio e água a longo prazo.

Respostas de curto prazo - a meia vida de uma droga diurética na corrente sangüínea determina a freqüência de sua administração. A meia vida da maioria dos diuréticos de alça é curta: seus efeitos geralmente desaparecem antes da próxima dose, particularmente se administrada uma unidade por dia. Quando a dose pára de agir, os rins podem responder com uma agressiva retenção de sódio. Esse efeito rebote pode durar por várias horas e também pode neutralizar o efeito diurético da dose anterior.
­­A ação de uma droga diurética, de aumentar a eliminação de sódio em um segmento do rim, pode resultar na liberação de uma carga aumentada de sódio nas porções mais baixas do rim, que então aumenta a reabsorção de sódio.

­Respostas de longo prazo - a eficácia dos diuréticos de alça pode diminuir no decorrer do tempo da administração de longo prazo, pois o corpo se adapta vagarosamente aos seus efeitos. Esse complexo processo acontece devido às mudanças da estrutura e do funcionamento do rim, da ativação do sistema nervoso simpático e das mudanças em várias vias hormonais. Essas são as maneiras que o corpo utiliza para neutralizar o efeito do diurético de alça.­
­Mudanças de estrutura e no funcionamento do rim podem ocorrer na porção mais abaixo do local onde os diuréticos de alça agem. Essas mudanças, causadas pela liberação aumentada de sódio nessa área durante um período de tempo, podem resultar na diminuição da eficácia dos diuréticos.

­Quando tratar a tolerância aos diuréticos, é importante que o paciente restrinja o consumo diário de líquidos, siga uma dieta com baixo teor de sódio e evite tomar remédios antiinflamatórios não esteróides (AINEs).
Outra abordagem é a mudança da dose ou da duração da terapia com diuréticos. Devido à curta duração dos diuréticos de alça, doses individuais administradas em intervalos podem causar o rebote de retenção de sódio entre as doses. A administração contínua de diuréticos de alça por terapia de infusão contínua de diuréticos de alça pode ser mais eficaz do que as doses individuais. Essa é uma opção para pacientes com insuficiência cardíaca.

Outra maneira de superar a tolerância aos diuréticos é utilizar mais de um tipo de diurético (uma combinação de tiazídicos e diuréticos de alça), pois diferentes tipos de drogas diuréticas agem sobre diferentes partes do rim e essas combinações podem produzir uma melhora na resposta diurética. Para muitos pacientes, entretanto, apesar dessas estratégias, os diuréticos eventualmente param de funcionar.

Quando os diuréticos falham no alívio do acúmulo de líquidos, os pacientes precisam realizar um procedimento conhecido como ultrafiltração ou hemodiálise. Sangue contendo excesso de líquido é retirado do corpo, passado através de um filtro especial e retornado ao paciente. A terapia de hemodiálise geralmente requer uma estadia de três a quatro dias no hospital.

Fonte- Jill Ferguson, PhD.. "HowStuffWorks - Como funcionam os diuréticos"

Medicamentos Diuréticos

Aldactone Indicado para Hipertensão essencial, distúrbios edematosos, tais como: edema e ascite da insuficiência cardíaca congestiva; cirrose hepática; síndrome nefrótica; edema...
Aldazida 50 Indicado para Tratamento da hipertensao essencial; condicoes edematosas incluindo insuficiencia cardiaca congestiva; cirrose hepatica (com ou sem ascite) e sindrome...
Amiretic Como agente diurético/anti-hipertensivo, indicado no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, nos quais a terapêutica diurética...
Arelix ARELIX é indicado para o tratamento de hipertensão arterial leve e moderada. Na hipertensão grave, ARELIX pode ser combinado com fármacos anti-hipertensivos...
Atacand Hct Indicado para Hipertensão essencial, quando a monoterapia não é suficientemente eficaz.
Atenorese Indicado para ATENORESE combina a atividade anti-hipertensiva de dois agentes, um betabloqueador (atenolol) e um diurético (clortalidona). O atenolol bloqueia...
Atens-h Tratamento de todos os graus de hipertensão essencial e na hipertensão renovascular. É indicado também na insuficiência cardíaca congestiva.
Burinax Todas as formas de edema de origem cardíaca, renal e hepática. Está também indicado no tratamento da hipertensão arterial.
Clorana Indicado para Edemas renais, hepáticos, por insuficiência cardíaca e devidos a corticóides e estrógenos. Hipertensão arterial, isoladamente ou associada a outros...
Co-renitec Indicado para Tratamento da hipertensão arterial em pacientes nos quais a terapêutica combinada é adequada.
Diupress Indicado para Casos de hipertensão arterial de qualquer etiologia.
Diurana Condições onde esteja indicado o uso de um diurético potente, tais como, edema devido a insuficiência cardíaca congestiva e cirrose hepática. Também no...
Diurex Indicado para Edemas de diversas origens, hipertensão arterial, hipercalcemia.
Diurezin Diurético: DIUREZIN-A é indicado no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca e congestiva nos quais a terapêutica diurética concomitante pode...
Diurisa Edema de qualquer origem: circulatório, renal e hepático. Particularmente indicado nos edemas refratários aos tratamentos habituais e quando o uso prolongado...
Diurit Indicado para Diurético e anti-hipertensivo
Drenol Tratamento da hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outras drogas anti-hipertensivas nos casos mais severos de hipertensão. Está...
Furosemida Indicado para A furosemida é indicada nos casos de: hipertensão arterial leve a moderada; edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais e edema devido a...
Furosetron Indicado para No tratamento de edema associada à insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática, disfunções renais incluindo síndrome nefrótica. No edema...
Fursemida Indicado para Edemas de diversas origens. Edemas associados com insuficiência cardíaca congestiva; hipertensão arterial.
Hidrion Indicado para Como medicação diurética na insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial e nos edemas de diversas origens. Coadjuvante no tratamento das...
Iguassina Indicado para Hipertensão arterial sistêmica leve e moderada. Todos os casos de retenção hidrossalina (insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal leve e...
Indapamida Indapamida é indicado no tratamento da hipertensão arterial essencial.
Lasilactona LASILACTONA está indicado no tratamento de edemas e ascites conseqüentes à insuficiência cardíaca, cor pulmonale, insuficiência hepática e síndrome...
Lasix Indicado para Hipertensão arterial leve a moderada; Edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais; Edema devido a queimaduras.
Lasix Long Indicado para Hipertensão Arterial leve a moderada; Edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais; Edema devido a queimaduras.
Lopril D Indicado para Tratamento da hipertensão. Os efeitos redutores da pressão arterial de captopril e das tiazidas são aproximadamente aditivos. Esta combinação fixa de...
Moduretic Indicado para Diurético anti-hipertensivo e poupador de potássio.
Naprix D Indicado para Hipertensão arterial.
Natrilix Indicado para Hipertensao arterial do jovem e tambem do idoso, podendo ser: diabetico, insuficiente renal ou cardiaco.

Nenhum comentário: