12.23.2009

Açúcar no sangue e o Fatores responsaveis pelo aumento de açúcar no sangue


Fatores responsáveis pelo aumento de açúcar no sangue

Há 2 fatores responsáveis pelo aumento do açúcar no sangue. O primeiro é o que você come – o conteúdo de carboidratos na sua dieta. O segundo fator é o que chamamos de hepático, ou produção de glicose do fígado.

As pessoas não entendem que mesmo sem comer, o fígado continuará a produzir glicose, e esta produção está sob influência de vários e diferentes hormônios. A insulina também é um hormônio, mas há outros hormônios que também afetam.

A insulina abaixa o açúcar. Se você não tiver insulina suficiente, seu açúcar sobe. Porém, há vários outros hormônios que agem contra o efeito da insulina.

Consulte seu médico para informações mais apropriadas a você.
Qual seria o nível ideal de glicose no sangue?


Depende muito da dificuldade que você tem para controlar sua diabetes. Depende em que estágio se encontra sua vida, e depende ainda de outras doenças.

Mas, de acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA), o ideal seria glicose em jejum abaixo de 120 – entre 80 e 120. Após uma refeição – talvez 2 horas após a refeição – o açúcar no sangue deve ficar abaixo de 180. E, antes de deitar, os níveis do açúcar devem estar por volta de 140.

Quando se deve checar os níveis do açúcar no sangue?

O mais importante do dia, é o teste que você faz antes do café da manhã. Você pode fazer a qualquer hora – não precisa ser meia hora antes. Pode ser uma hora ou duas horas antes durante a manhã, antes que você coma. Esse é o teste em jejum.

Caso você tome insulina, e acorda com muita fome, converse com seu médico para saber qual o procedimento, pois sua atitude depende qual o tipo de insulina que você toma.

O que fazer no caso dos medicamentos para diabetes tipo 2?


Para pessoas que sentem muita fome quando acordam e têm que levantar e comer, já há aparelhos que medem a glicemia em 5 segundos. Logo, o paciente com diabetes tipo 2 pode fazer o teste antes do café da manhã e obter seus resultados.


Porém, você só deve fazer o teste se for usar o resultado com algum objetivo. Nesse caso, é importante mostrar os resultados ao seu médico, e juntos elaborarem o melhor plano de tratamento.


Devo esperar 2 horas após as refeições para fazer outros testes durante o dia?


Depende qual a finalidade dos resultados dos testes. A maioria dos médicos não pede para seus pacientes checarem a glicemia após comerem. Alguns médicos pedem para testar a glicemia após a refeição, no caso em que o resultado do nível de glicemia do paciente está muito bom em jejum, mas a hemoglobina glicosilada está muito alta. Este teste mostra, em média, o nível de sua glicose nos últimos 3 meses. É um teste decisivo.


Enfim, você pode checar o nível de glicose quando necessário ou conforme orientação médica. Muitas pessoas com diabetes fazem testes antes das refeições e antes de deitar.O resultado ideal antes de deitar é 140 e não 120 ou menos, porque quem toma insulina ou algum remédio oral para abaixar a glicose pode ter hipoglicemia durante a madrugada.


Quando considerar estar em risco de desenvolver diabetes?


De 110 a 126. Se você tem esse nível de açúcar, isso significa que você corre o risco de desenvolver diabetes. Qualquer nível de açúcar no sangue acima de 90 ou 100 é associado com provável risco de doença cardiovascular.

Logo, alguém que não tem diabetes, mas seu açúcar é 115, provavelmente corre maior risco do que alguém que não tem diabetes, mas o açúcar no sangue é 100.


O termo pré-diabético tem algum significado ?


“Pré diabético” não é um termo oficial. Há o que chamamos de intolerância a glicose, isto é, quando o seu açúcar sobe após uma refeição, mas não sobe tanto quanto para uma pessoa com diabetes.


Um teste, chamado teste de tolerância de glicose, mostra que após uma refeição, a glicemia da pessoa diabética chega a 200 ou mais. Se após 2 horas o nível do açúcar no teste de tolerância de glicose estiver acima de 200, isto é diabetes. Diabetes em jejum acima de 126, também é diabetes.


Você pode controlar a diabetes com dieta, pode controlar com remédios orais, mas ainda assim é diabetes.

Qual é a orientação adequada para quem descobre que está com o açúcar alto?


Se você vai ao médico, e ele diz que você está com o açúcar alto, você provavelmente terá que se exercitar e fazer uma dieta e voltar ao médico em algumas semanas ou um mês.

Você deverá aprender como fazer os testes de glicose e fazê-los periodicamente, e talvez, após 3 meses, fazer o exame de hemoglobina glicosilada.


Como o nível alto de açúcar no sangue afeta nossa saúde?

A curto prazo, pode causar visão borrada, urinar bastante, e ficar muito cansada. Se estiver completamente fora de controle, você pode ter um colapso metabólico. Se for diabetes tipo 1, seu sistema produz ácidos, o que pode ser ameaçador. É conhecido como cetoacidose diabética.


Se for diabetes tipo 2 e o açúcar estiver muito alto, todo o seu sistema fica quimicamente fora de equilíbrio, o que pode levá-lo ao coma. Logo, é muito sério.

Mas a curto prazo os problemas mais comuns são: problemas de urinar excessivamente, sede excessiva, talvez perda de peso, visão embaçada, cansaço, fadiga.

A longo prazo as complicações diabéticas são: doença dos nervos, doença dos rins, doença do coração, as quais queremos e devemos evitar.

Qual o valor normal para o exame de hemoglobina glicosilada?

A média é por volta de 5 a 6, isto é, 6 é o limite. Depende muito do laboratório. Mas é difícil o laboratório que considera o resultado 6 um mau controle.

Não deixe de consultar seu médico em todos os casos aqui apresentados.

FonteDiabete.com

Açúcar no sangue

O monitoramento do nível de açúcar no sangue é uma parte essencial do processo de tratamento da diabetes e monitorar a si mesmo freqüentemente é a chave para o bom controle da diabetes. Testar o açúcar no sangue (também chamado de glicose) permite a você controlar a sua alimentação, a sua medicação e o seu nível de atividades a fim de manter o açúcar no sangue em um nível saudável.


Quando o nível de açúcar no sangue está muito alto, o nome dado é hiperglicemia. Se o nível de açúcar no sangue permanecer alto demais por muito tempo, haverá maior possibilidade de sérias complicações de curto e longo prazo afetarem o corpo todo. O baixo nível de açúcar no sangue, chamado hipoglicemia, pode causar sintomas indesejáveis com complicações perigosas.


Monitorar freqüentemente o nível de açúcar no sangue é importante para o controle da diabete

Foi comprovado que controlar minuciosamente o nível de açúcar no sangue pode prevenir, reduzir e também reverter algumas complicações de longo prazo associadas com a diabetes em até 60%. O controle preciso do nível de açúcar no sangue depende de monitoramento freqüente

Testar o açúcar no sangue várias vezes por dia pode ajudar você a entender os padrões e as variações associados a certos tipos de alimentos ou ao álcool, a doses específicas de medicamentos, ao seu nível de atividade e a doenças e fatores de estresse em casa ou no trabalho. Com essas informações, é possível descobrir o que funciona melhor (alimentos, exercícios, medicamentos ou insulina) para que você mantenha os níveis de açúcar o mais próximo possível da normalidade. Se você não testar seu nível de açúcar no sangue ou não testá-lo com freqüência, você nunca saberá se sua diabetes está realmente controlada.

Obtenha informações detalhadas sobre por que e como monitorar o açúcar no sangue e o impacto da monitoração no controle de sua diabetes nos artigos abaixo.


Benefícios do monitoramento do açúcar no sangue
Agora você já sabe alguns fatores que afetam seu açúcar no sangue. Saiba mais informações específicas sobre a importância de monitorar seu açúcar no sangue.

Medidores de glicose
A maioria dos medidores de glicose, utilizados para monitorar o nível de açúcar no sangue, são fáceis e rápidos de usar. Saiba mais sobre como testar o nível de açúcar no sangue com esses aparelhos.

Como monitorar o açúcar no sangue
O processo para testar seu açúcar no sangue não é complicado, mas é importante. Saiba mais sobre como testar seu açúcar no sangue.

Entendendo os resultados dos exames de açúcar no sangue
Após testar seu nível de açúcar no sangue, você precisa saber o que significa o resultado. Saiba mais sobre como entender os resultados de seu teste de açúcar no sangue.

Hipoglicemia
Para os diabéticos, sofrer de baixo nível de açúcar no sangue, chamado de hipoglicemia, é algo que ocorre sempre. Porém, monitorar seu açúcar no sangue pode facilitar a determinação das causas prováveis, permitindo que você faça um rápido tratamento e prevenção. Saiba mais sobre hipoglicemia e seus sintomas.


Hiperglicemia
Com o tempo, a hiperglicemia, ou elevado nível de açúcar no sangue, pode causar sérios danos a seu organismo. É importante monitorar seu nível de açúcar no sangue, mantendo-o na faixa saudável. Saiba mais sobre a hiperglicemia e como ela afeta seu organismo.

Teste da hemoglobina glicosilada (A1c)
Embora a auto-monitoração do nível de açúcar no sangue seja importante, ela apenas fornece uma amostra de seu nível de açúcar no sangue naquele exato momento. O teste A1c indica o desempenho na monitoração de seu nível de açúcar no sangue com o passar do tempo. Saiba mais sobre esse teste tão recomendado pelos médicos.

Tiras para teste de urina
Quando seu nível de açúcar no sangue está baixo, seu corpo começa a queimar outros tipos de energia, o que produz toxinas que são removidas pelos rins. Saiba mais sobre como as tiras para teste de urina indicam seu nível de açúcar no sangue.

Para mais informações sobre diabetes em geral, acesse os links a seguir.


Para saber mais sobre diabetes em geral, como diagnóstico, causas, sintomas e tratamento, leia Como funciona a diabetes.
O artigo Diabetes Tipo 1 contém mais informações sobre esse tipo de diabetes, também conhecido como "diabetes juvenil".
Para saber mais sobre a diabetes do tipo 2, que alcançou o nível de epidemia internacional, confira o artigo Diabetes Tipo 2.
Sugestões de dietas para diabéticos
Um dos aspectos mais importantes do tratamento e do controle da diabetes é monitorar os alimentos que você ingere. Porém, podem haver mais opções do que você imagina. Para saber mais sobre nutrição adequada e diabetes, acesse os links a seguir.

O artigo Dietas para diabéticos mostrará que grupos de alimentos são benéficos para diabéticos e quais devem ser evitados.
No artigo Receitas para diabéticos (em inglês) você encontrará refeições simples e saborosas que não interferirão em seu nível de açúcar no sangue.
por Dr. Dana Armstrong e Dr. Allen Bennett King - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Nota do autorEsses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.

Nenhum comentário: